segunda-feira, 20 de julho de 2009

O líder de hoje

O tempo tem caminhado de forma rápida e transformadora. O mundo de hoje é muito diferente em relação algumas décadas para trás. As coisas acontecem de forma extraordinariamente rápida.
O líder de hoje não tem qualquer semelhança com o líder do passado, pois ele precisa ter, além do talento natural, sabedoria e conhecimento técnico para acompanhar as mudanças da globalização e da modernidade.
O líder moderno deve saber compartilhar e investir nas pessoas para que elas dêem o melhor de si mesmas. Todavia, liderança também exige investir em si mesmo, porque a tarefa de liderar pessoas não é fácil. De forma que, a competência é fundamental na liderança e ela começa com o autoconhecimento.
Logo, o líder deve transmitir confiabilidade em suas ações, mas para isso, precisa estar disposto a aprender e crescer com gestor para ser um estrategista, executor ou gestor de talentos.
Então, para ser um bom líder e acompanhar as mudanças, a pessoa precisa desenvolver algumas habilidades:
1. Raciocínio claro - o líder deve ter clareza de raciocínio associado ao intelecto, a intuição, a razão, a emoção e a ousadia. O líder que desenvolve essa habilidade tem autoconfiança e demonstra segurança.
2. Conheçer a si mesmo - o líder precisa ter a consciência dos seus limites, dos pontos fracos e fortes que lhe envolvem. Descobrir os pontos fortes é fundamental para o líder, mas melhorar os fracos são mais importante ainda.
3. Gerenciar as emoções - o líder é humano e sujeito as intempéries da vida. Por isso, é indispensável aprender a manter a calma mesmo em situações complicadas e difíceis. Além disso, esse aprendizado leva-o a conviver em qualquer situação sem perder de foco nos princípios básicos da liderança: caráter, integridade, moralidade e ética.
4. Cuidar de si mesmo - manter o corpo e a mente saudáveis com uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas para ter um sono adequado e restaurador. O líder precisa ser otimista, ter autoestima e senso de humor. Além disso, não deve esquecer de manter boas relações sociais e interagir com os colegas.
Portanto, liderar é uma maneira de agir, mas também uma maneira de ser, é algo de dentro para fora e faz parte natural da vida.

Nenhum comentário: