domingo, 11 de janeiro de 2009

Culto de adoração

E Esdras louvou o SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém!, levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra.”  Ne 8:6 
Adorar consiste no ato de reverenciar e honrar a Deus, o criador dos céus e da terra. O único ser digno de receber nossa adoração é o Senhor, Deus Todo-Poderoso. A adoração é algo muito antigo que remonta as origens do próprio homem, aliás o homem foi criado para adorar o seu criador. Os cristãos adoram a Deus em gratidão pelo que Ele fez por nós em Cristo Jesus e através do Espírito Santo. 
Todavia, a maldade do homem e o materialismo crescente no meio da sociedade pós-moderna tem distanciado o homem de Deus e a fé de muitos tem sido adulterada e prostituída pelos falsos deuses que atraem para si aqueles que se deixam iludir. 
Disse Jesus: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" Jo 4:23. Observe que nesse discurso de Jesus podemos aprender que o culto de adoração que agrada a Deus tem dois princípios:
1. Aquele que adora ao Senhor tem que adorá-lo em Espírito, ou seja, pela fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. O alvo da adoração é Deus e Deus é Espírito, é um ser invisível. Nós podemos sentir o vento soprar, podemos respirar o ar e sabemos que ele existe, assim é Deus. É preciso crer que Ele existe e é galardoador daqueles que o buscam com fé (Hb 11:6).    
2. Aquele que adora ao Senhor tem que adorá-lo em Verdade, ou seja, com sinceridade, com entrega total a dependência e obediência a sua palavra, com o coração grato a Deus pela sua imensa Graça e Amor que nos alcançou através de Jesus Cristo.
A partir desses princípios podemos adorar a Deus com o louvor, salmos e cânticos, oração acompanhada de ações de graças a Deus, a leitura da palavra de Deus, veja o exemplo de citado acima em Neemias. Assim, temos que nos preocupar em prestar um culto que agrade a Deus, pois Ele procura os verdadeiros adoradores.

Nenhum comentário: