domingo, 18 de janeiro de 2009

1 Coríntios 13 e o Enfermeiro

1. Ainda que eu falasse a língua dos meus pacientes e não tivesse amor, seria como uma injeção que dói ou uma ferida aberta.
2. E ainda que eu tivesse o dom de curar e conhecesse toda a ciência e ainda que tivesse todo a fé, de maneira tal que realizasse milagres, e não tivesse amor,  nada seria.
3. E ainda que planejasse os cuidados de enfermagem e realizasse a visita domiciliar e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4. O amor é paciente com o sofrimento do enfermo e gentil com aqueles que sofrem; o amor não tem inveja de outros profissionais, porque são mais valorizados; o amor não trata o paciente com leviandade, nem se ensoberbece.
5. Não se porta com indecência na frente do paciente e nem em qualquer lugar, não busca seus interesses, mas o coletivo, não se irrita com pacientes indisciplinados, não guarda ressentimentos.
6. Não se exalta com o tropeço profissional do colega, mas fica feliz quando eles agem corretamente.
7. Permanece no exercício da enfermagem, pois acredita que Deus opera através dele, tem confiança no seu potencial e na sua vocação para cuidar de pessoas, tudo suporta.
8. Pode-se valer do amor em todo o tempo; mas, havendo tecnologias, serão aniquilados; havendo políticas públicas de saúde, cessarão; havendo núcleos de pesquisa em saúde, desaparecerão;
9. Porque em parte conhecemos nossos pacientes e, em parte, cuidamos.
10. Mas, quando vier o que é perfeito, então, esse cuidado também será aniquilado, porque não haverá mais dor, enfermidades e mortes.
11. Quando eu era enfermeiro inexperiente, reclamava constatemente do meu paciente, não levava a sério o processo de enfermagem, pensava que meus pacientes eram objetos; mas, logo que me tornei um enfermeiro mais experiente, acabei com a prática mecanicista.
12. Porque, eu enxergava meus pacientes como em espelho, obscuramente; mas, agora, os vejo como eles realmente são. Embora, os conheço em parte, todavia os conhecerei como também sou conhecido.
13. Agora, pois, permanecem a fé de que Deus trabalha na vida dos meus pacientes, através da minha vida, a esperança de que Deus pode curá-los e o amor que devo ter por eles como cristão. No entanto, o maior destes é o AMOR.   

6 comentários:

Anônimo disse...

Excelente inspiração!! Quanto mais praticarmos o amor ao próximo, mais próximos do paraíso estaremos e menos horrores veremos. Que Deus continue lhe inspirando sempre! Daísy.

Anônimo disse...

Que lindo!!!!! Parabéns pela sua capacidade e paixão. Abraços, Gabriela Coeli

CONVERSANDO SOBRE FERIDAS disse...

Parabéns Sérgio,
Cada vez mais sinto orgulho de ser sua colega de trabalho e sua amiga.
Concordo plenamente com você: o amor é a base de tudo e, na Enfermagem, faz a diferença!
Cuidar com amor é, sobretudo, colocar-se no lugar do outro e respeitá-lo!
Josilene Vasconcelos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Se soubéssemos o que significa fazer enfermagem desde o início do curso, viveríamos tudo mais intensamente!!! Em compensação talvez não tivesse graça as descobertas no decorrer do caminho....É muito bom saber que nos alunos temos mestres apaixonados pelo que fazem, isso permite que nos apaixonemos também!!! Abraços.Lorrayne

Unknown disse...

Bom dia prof,
A presença divina em nossas vidas só nos traz esse tipo de inspiração e nos motiva a caminhar sempre com a proposta de amar sempre.Esse é o caminho para nossas vidas.Um abraço no coração.Elinalda