domingo, 3 de dezembro de 2023

DEUS: fortaleza eterna do coração humano


Está escrito:

“Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre” (Salmos 73:26).

 

O Salmo 73 é um salmo escrito por Asafe que aborda o tema da inveja e questionamentos sobre a justiça de Deus diante do sucesso dos ímpios e do sofrimento dos justos. Parece que em algum momento de sua vida, ele passou por uma crise existencial. Nós, hoje, também vivemos uma crise, em virtude das desigualdades e injustiças sociais, assim como Asafe que estava descontente com a vida e passou a questionar até que ponto vale a pena viver em integridade, apesar de que seu olhar da vida era numa perspectiva humana e carnal. 


Mas no versículo 26, ele expressa uma profunda confiança em Deus, mesmo quando enfrenta fraquezas físicas e emocionais. Nessa breve reflexão, vamos levar em conta alguns pontos importantes para nossa consciência cristã:

 

1. Fragilidade humana. Asafe reconhece a realidade da fragilidade humana, simbolizada pelo enfraquecimento da carne e do coração. Essa fragilidade pode ser física, emocional ou espiritual e é uma experiência comum a todos os seres humanos, afinal quem não apresenta alguma fragilidade em sua vida, não é verdade? A Bíblia destaca a nossa condição frágil, como em Salmos 103:14, em que diz: “Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó”. 

 

2. A força em Deus. A fé de Asafe é inabalável, pois ele declara que Deus é a fortaleza do seu coração. Essa confiança se baseia no poder e na fidelidade de Deus para sustentar e fortalecer aqueles que nele confiam. Tudo tem um ciclo, a crise também, um dia ela termina, quando a gente não espera, da forma que nem imaginamos, mas precisamos confiar mais em Deus e na Sua Palavra, porque Ele é a nossa fonte de força, conforme Isaías 40:29 diz: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”.

 

3. Herança eterna. Asafe reconhece que Deus é a sua herança para sempre. Aqui ele está olhando além das circunstâncias temporais da vida e fixando seus olhos na perspectiva eterna. A herança em Deus é uma realidade para os crentes. Para mim, a eternidade começa aqui e agora quando cremos em Jesus Cristo e reconhecemos nossa condição de pecador, nos arrependemos e pela fé temos uma viva esperança.

 

A Bíblia nos apresenta duas possibilidades para a eternidade:

·      Vida eterna com Deus: para aqueles que colocaram sua fé em Deus, arrependendo-se de seus pecados e aceitando o sacrifício de Jesus Cristo como pagamento pelos seus pecados, têm a promessa da vida eterna com Deus. Jesus nos diz em João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

·      Separação eterna de Deus: para aqueles que rejeitam a oferta de salvação através de Jesus Cristo e persistem na incredulidade enfrentarão a separação eterna de Deus em um lugar de sofrimento conhecido como “inferno”. Jesus também falou sobre essa realidade em Mateus 25:46, afirmando que os ímpios “Irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna”.

Percebe, por que a herança em Deus é uma realidade para os crentes? Como Pedro escreve em 1Pedro 1:3-4: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros”. 

4.   Confiança na soberania de Deus. A declaração de Asafe também revela sua convicção na soberania de Deus sobre todas as coisas. Mesmo quando as circunstâncias parecem difíceis e injustas, ele confia que Deus tem tudo sob controle e que Seu plano e propósito são maiores do que podemos compreender. Em Provérbios 3:5-6 diz: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.

Em suma, o Salmo 73:26 nos convida a refletir sobre a nossa confiança em Deus, mesmo quando enfrentamos crises e dificuldades. É um lembrete de que nossa força e esperança provêm dEle, e que nossa herança é eterna quando estamos em comunhão com o Criador. Essa confiança em Deus nos capacita a enfrentar as provações da vida com coragem e perseverança, sabendo que Ele está conosco em todas as circunstâncias.

 

Lembre-se: Rendam graças ao SENHOR, pois Ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Sola Scriptura - Solus Christus - Sola gratia - Sola fide e Soli Deo glória

2 comentários:

Anônimo disse...

Amém amado homem de Deus, palavra maravilhosa vinda do céu para nossos corações 🙏🏿💓

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus!