domingo, 26 de junho de 2022

O bom e o mau Pastor

 

Está escrito:

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas” (João 10:11).

 

Jesus durante seu ministério de evangelização utilizou com muita frequência palavras e expressões do cotidiano da sua época e daquela cultura. Neste caso, Ele se apresenta como pastor e as pessoas como ovelhas. Essa metáfora foi uma forma pedagógica de se fazer compreender diante dos judeus e revelar sua missão.

 

Quando Ele se declara “bom pastor” não está sendo arrogante ou presunçoso. Na verdade, Jesus é aquilo que diz ser. A declaração “Eu sou” nos remete ao mesmo significado que revelou Deus a Moisés. Respondeu Jesus: “Eu afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!” (João 8:58).

 

Jesus diz ser o bom pastor e justifica sua afirmativa, porque “dá sua vida pelas ovelhas” para nos dar direito à uma vida espiritual, a vida eterna. Ele é o verdadeiro pastor, o nosso modelo a ser seguido, as suas palavras são o alimento para nossa alma, pois são espírito e vida, que nutrem e fortificam o nosso ser. Ninguém se compara a Jesus como pastor. Ele é a manifestação e revelação do amor de Deus por nós. 

 

A metáfora do pastoreio é utilizada por Jesus porque a ovelha é símbolo de fragilidade e dependência. É um animal que precisa ser guiado, protegido e alimentado. Assim, também somos nós, o povo de Deus. Pode-se perceber que ao longo das Escrituras fica claro que Deus cuida do seu povo como um pastor. Ele alimenta, conduz e protege o seu povo. 

 

Porém, há outras razões para afirmação de Jesus, além de dar sua própria vida na cruz para nossa redenção, algo que ninguém pode fazer ou substituir, foi um ato exclusivo Dele, existem outros atributos que os pastores ou líderes cristãos devem observar e imitar:

1.     O bom pastor conhece as suas ovelhas e delas é conhecido – observe que havia uma comunhão entre Jesus e seus discípulos. “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (João 10:14). Ser uma ovelha de Jesus é conhecer e ser conhecido dele. Aquele que conhece o bom Pastor obedece a seus ensinamentos. O pastor deve estabelecer com as pessoas uma relação de amizade e confiança. Conhecer significa ter relações de proximidade e comunhão. É o amor que cria a união. O pastor precisa demonstrar amor pelas pessoas que cuida, orienta, aconselha e instrui na doutrina cristã. Assim como Jesus fez: “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (João 13:1). Você se sente amado pelo seu pastor ou liderança? A relação de amor entre Deus Pai e seu Filho serve de modelo e fundamento para que o Pastor vocacionado desenvolva o vínculo que une as pessoas com as quais tem a responsabilidade de cuidar. O conhecimento não deve ser teórico-racional, mas uma compreensão do verdadeiro chamado pastoral para conhecer e amar os filhinhos de Deus.

2.     Ele chama cada uma de suas ovelhas pelo nome – chamar alguém pelo nome implica num relacionamento de amor e comunhão. Conhecer e ser reconhecido são virtudes fundamentais da liderança de ontem e de hoje. “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu” (Isaías 43:1). Deus te chama pelo nome e não pelo apelido. Você é Dele.

 

Ciente de que Jesus é o bom pastor, o que dizer do contraditório. Em outras palavras, o contrário do bom pastor, os chamados maus pastores ou líderes espirituais. Eles são denominados por Jesus de ladrões, assaltantes e mercenários que agem apenas por interesse. Disse Jesus: “Eu lhes asseguro que aqueles que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante” (João 10:1). 

 

Percebe-se atualmente que há muitos maus líderes ou pastores que estão interessados naquilo em que as ovelhas podem oferecer. Eles procuram tirar o que podem das pessoas que são iludidas por falsas promessas. Houve uma época que Israel viveu sob o domínio de maus pastores e a palavra do Senhor veio ao profeta Ezequiel: “Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho? (Ezequiel 34:2). Assim como também o profeta Jeremias: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto!” (Jeremias 23:1). Pode ter certeza de que a justiça do Senhor virá cobrar dos maus pastores que não se importam com suas ovelhas, mas as exploram.

 

O chamado pastoral é para servir a Deus diante das pessoas que é a igreja do Senhor, é cuidar, conduzir na doutrina, alimentar com exortações e conselhos fundamentados na Palavra das Escrituras, proteger sua igreja contra as heresias e tudo aquilo que é contrário aos ensinamentos bíblicos. 

 

Nenhum ser humano pode ser “o bom pastor”, porque esse atributo só Jesus é verdadeiramente reconhecido. Mas, ser “um bom pastor” é possível pela graça de Deus que o comissiona para a mais honrada missão ministerial que vai exigir conhecimento das pessoas, amor, dedicação para ensiná-las a palavra, a fim de alimentá-las, conduzi-las e protegê-las, este deve ser o papel de todo pastor que verdadeiramente é vocacionado. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

4 comentários:

Anônimo disse...

O salmo 23 é o salmo do bom Pastor. Neste salmo temos Deus no guiando pelas veredas da justiça, isto é da obediência (veja provérbios 12:28, 17:23; Isaías 56: 7 e 8.
O bom Pastor nos guia a pastos verdejantes, a águas de descanso, a veredas da justiça e está conosco mesmo no vale da sombra da morte. É muito mais do que proteção e orientação. Quando Ele está guiando trata-se sempre de treinar Seu povo na retidão com um objetivo, nos colocar a salvo por toda a eternidade. Amém 🙏

Anônimo disse...

Esqueci de assinar:
Cleide Rejane Damaso de Araújo

Anônimo disse...

Glória a Deus. Excelente meditação.

Saemmy Albuquerque disse...

Benção! 👏👏👏