domingo, 12 de junho de 2022

Nenhuma condenação

 

Está escrito:

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus me libertou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8:1).

 

Que constatação maravilhosa o apóstolo Paulo nos anuncia na carta aos Romanos e nos enche de confiança. A boa notícia é que NENHUMA condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Você está em Cristo? Você o tem como Senhor e Salvador de sua vida? Se sim, fique tranquilo, que nenhuma condenação há no tribunal de Deus contra você. 

 

Além disso, já reparou o advérbio de tempo que atesta o cumprimento desta afirmativa? “Agora”! No presente tempo, não é no passado ou no futuro próximo indefinido, mas é agora, porque a justiça de Deus se dá no ‘agora’, neste momento que você está lendo essa mensagem tenha essa certeza, nenhuma condenação há contra você. “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção” (Romanos 3:21-22).

 

Por isso, não permita que pensamentos acusatórios no curso da sua vida venham distorcer essa realidade, as memórias do pecado que você confessou e abandonou ou as mentiras do inimigo que tentam afetar sua capacidade de entrar plenamente na comunhão com o Senhor. Nada pode separar o amor de Deus por você. Anime-se! O apóstolo Paulo nos ensina que quando estamos dentro da graça de Cristo vivemos uma vida movida pela fé. 

 

Mas, por que não há condenação para os que estão em Cristo? Sem condenação, não significa que o pecado praticado pelo crente não deva ser condenado, aliás o crente também peca, porém não vive na prática consciente do pecado. “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu” (1 João 3:6). Então, sem condenação significa:

1.     Que o Evangelho não condena como a Lei – o Evangelho da graça tem a função de perdoar, enquanto a lei existe para condenar o culpado, “porque até o regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei” (Romanos 5:13). A graça de Cristo objetiva libertar da condenação da lei, libertar a alma, porque “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).

2.     Que o Evangelho livra a sentença condenatória da Lei - na verdade, “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Este é o glorioso anúncio de que o Evangelho liberta pessoas perdidas e arruinadas que estavam destinadas a condenação eterna para uma nova vida, justificada pela justiça de Cristo e sua completa libertação da Lei como uma aliança. Assim, nenhuma condenação há agora, a partir do momento de sua união com Cristo e libertação da maldição da Lei e a razão é simples, Cristo suportou a penalidade e obedeceu ao preceito da Lei em seu e meu lugar.

 

De forma que, nenhuma condenação há aos que estão em Cristo Jesus, mas quem são os que estão em Cristo? Observe que a preposição “em” no grego significa “dentro”, conforme o contexto,  em outras palavras, se refere a aqueles que estão unidos a Cristo. Estar nele é uma expressão que denota união íntima. E, assim, “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17). Essa união entre Cristo e nós se compara a metáfora da videira, quando disse Jesus: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, essa dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:6). 

 

Quem está em Cristo, vive unido a Ele em sentimentos, propósitos e destino. Esta deve ser a característica do cristão, não vive para satisfazer os desejos e paixões corruptos da velha natureza humana(carne), quem age assim não pode ser cristão.

 

Portanto, agora não há condenação para nós que vivemos unidos a Cristo, logo não existe qualquer acusação condenatória contra os crentes. Que gloriosa liberdade de condenação! Mas, você pode pensar, como posso ter certeza de que fui liberto? A resposta é simples, quem não anda segundo as paixões dos homens, mas segundo o Espírito, temendo ao Senhor, essa é a evidência prática. “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne” (2 Coríntios 10:3). E todos que vivem para satisfazer os desejos da carne não estão em Cristo, mas ainda se encontram sob condenação. 

 

Conclui-se que, quem está em Cristo nenhuma condenação há, porque a Lei não possui mais capacidade para punir, pois foi enfraquecida pela graça redentora de Cristo Jesus.  Assim, como filhos de Deus temos essa confiança de que nenhuma condenação há para os que creem e nada poderá nos separar do amor de Deus, não importa as circunstâncias que nos envolvam, temos a esperança da glória futura que é muito superior. Isso é realmente maravilhoso! 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.