domingo, 4 de julho de 2021

Enfrentando dificuldades

 


Está escrito:

Mas, agora que se vê em dificuldade, você desanima, quando você é atingido, fica prostrado. (Jó 4:5)

 

O tema que trataremos para reflexão é como enfrentamos as dificuldades. Na realidade, eu não conheço ninguém que não tenha problemas e que não esteja passando por alguma adversidade ou dificuldade na vida. A questão é como enxergamos as coisas? Será que vemos mais dificuldades do que realmente ela aparenta ser? Jesus nos encoraja dizendo o seguinte: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33). 

 

Então, irremediavelmente, as dificuldades fazem parte da vida de qualquer pessoa, inclusive do cristão. No entanto, uns escolhem o lado da fé, se Jesus venceu, eu também vencerei. Ou seja, ele enxerga o que a dificuldade está ensinando e decide não permitir que ela tome conta da sua vida. Ele vê a dificuldade, mas não desanima e nem fica prostrado. 

 

Outros, porém, escolhem o lado do ser frágil, do coitadinho que se vitimiza diante da situação problema que está enfrentando e até coloca a culpa nas pessoas em sua volta, no mundo, na vida e numa infinidade de desculpas. Nunca reconhece que a causa é a própria pessoa, porque desanima e fica prostrado.

 

O fato é que, enxergar as dificuldades e enfrentar os problemas são simplesmente uma questão de escolha! O que você enxerga ao se defrontar com seu problema? Os problemas existem e isso é inegável e ninguém está imune as dificuldades em algum momento da vida. Porém, eles têm uma dimensão que é variável. A questão é como a gente dimensiona esse problema, ou seja, como as vezes superdimensionamos o problema e esquecemos que temos um Deus que é maior do que qualquer problema que nos aflige.

 

O problema cresce na proporção inversa da nossa fé. Se olharmos só para a dificuldade, ela cresce dentro de nós. Então, o que fazer? Como impedir que o problema se transforme num gigante à sua frente? 

1.     Lembre-se que você não está só – Jesus disse: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20). Sempre teremos a companhia de Jesus conosco em qualquer que seja a situação. Além disso, o Senhor coloca pessoas de bom coração perto de nós para nos apoiar. Acredite, Deus sempre cuida de nós e prepara gente pronta pra ajudar. 

2.     Nesta vida, nada é eterno – tudo passa, nada é para sempre. Neste mundo, tudo passa mesmo! Os maus momentos, assim como os bons momentos, tudo, absolutamente, tudo. O que fica é a experiência e as memórias desses momentos, sejam de prazer ou não. Logo, a dificuldade que você está passando, certamente, passará. "Pois, todos os nossos dias se passam na tua ira" (Salmos 90:9). 

3.     Tudo muda na dinâmica da vida – a vida é uma verdadeira roda gigante, um looping. As vezes estamos por cima e de repente estamos em baixo. Isso é algo tremendo, trata-se da beleza do viver. Cair é um presente e a chance de se reerguer com maturidade e crescimento. A vida deve ser vivida com graça e dinamismo. A mudança é uma forma de fortalecer ainda mais a nossa musculatura emocional. Portanto, é preciso saber viver e entender que tudo passa. “Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria” (Salmos 30:11).

4.     Volte a sonhar, tenha objetivos – ter objetivos é alimentar sonhos. Isso nos estimula a conquistar um por um dos nossos objetivos. Nos permite também, decidir aonde queremos chegar e correr atrás do grande sonho. “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões” (Joel 2:28). Que promessa maravilhosa do nosso Deus! Aleluia!

5.     Ouça a voz do Filho de Deus – todas as nossas decisões devem ser levadas a Deus, através da oração. O Senhor Jesus nos ajuda a fazermos todas as escolhas. Quando obedecemos a voz do Senhor, tudo dá certo e nos deixa feliz. Mas, quando não buscamos a Deus e agimos pelas nossas emoções e vontade, tudo tende a dar errado e nos deixar angustiados. Perceba que, se deixarmos Deus fazer parte da nossa vida, Ele pode ajudar, mas nós temos que tomar a decisão de viver na dependência e obediência ao Senhor. Pode acreditar nisso, não tem erro. “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração” (Hebreus 4: 7).

6.     Tenha cuidado de si mesmo – seja sincero, depois de Deus, quem é a pessoa mais importante da sua vida? Se a sua resposta não foi você mesmo, é bom repensar. Se você não se cuidar, como poderá cuidar dos outros? Então, cuide da sua saúde física, faça exercícios, se alimente de forma adequada e sem exageros, cuide das suas emoções e dos seus relacionamentos. A vida é para se viver na simplicidade, para quê complicar! “Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Efésios 5:15-16).

 

Por fim, se observarmos essas recomendações, pode ter certeza, os problemas e as dificuldades vão continuar surgindo ao longo da vida, contudo seremos capazes de superá-las pela graça de Deus.

 

Lembre-se:   Deus é bom; seu amor dura para sempre.

4 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

É verdade! Nossa vida é como um traçado de eletrocardiograma, ora em cima, ora embaixo , ora no meio. Por isso precisamos tanto do descanso de Cristo, o único que pode nos aliviar das sobrecargas emocionais e físicas (Mateus 11:28). Jesus, nosso compassivo Salvador é o caminho, a verdade, e a vida. Todas as Suas veredas são de paz. Renunciar a nossa própria vontade e caminhos é uma luta de todo o dia. Precisamos estar ligados constantemente a CRISTO, assim como a videira e os ramos. Assim, a graça e o amor de Jesus fará parte de nossa vida. Aleluia!

Sérgio Santos disse...

🙏

Unknown disse...

Verdade altos e baixos sempre vão existir,precisamos orar muita e ter Deus sempre perto de nós

Saemmy Albuquerque disse...

A nossa aflição leve e momentânea leva ao aperfeiçoamento do poder de Deus em nós! Glória a Deus pelas dificuldades que enfrentamos.