domingo, 27 de junho de 2021

A escola de Jesus

 


Está escrito:

“Vocês me chamam Mestre e Senhor, e com razão, pois eu o sou”. João 13:13

 

Jesus foi chamado de mestre mais de 40 vezes nos evangelhos. De forma que, Ele se reconhecia como tal. Na verdade, podemos inferir que o ministério de Jesus era composto pelo ensino, evangelização, profecias, curas e milagres extraordinários. Por causa disso, muitas pessoas o seguiam no deserto, nos campos, nos montes, na praia, enfim em qualquer lugar que ele se encontrava havia aglomerações de pessoas para ouvi-lo pregar, ensinar e falar de Deus.

 

No entanto, Jesus ao longo do seu curto ministério formou escola de discípulos, nos quais essas aprendentes tiveram o privilégio de receber o ensino da fonte inesgotável, o mestre Jesus. É importante esclarecer a diferença entre professor e mestre. Segundo a pensadora Amanda Rosas: “a diferença entre professor e mestre, é que professor ensina o que tu precisas, o básico, já o mestre testa até onde tu capacidade alcança, te fazendo crescer”. Por isso que, Jesus é considerado Mestre, porque ele tinha a capacidade de desenvolver um ensino transformador de vidas e de crescimento (1 Coríntios 3:7) 

 

Então, na escola de Jesus, o que foi que Ele ensinou aos seus discípulos e demais pessoas que o procuravam para ouvi-lo? Na realidade, Jesus era um grande comunicador que possuía uma abordagem pedagógica que atraia multidões que se maravilhavam com seu ensino, por uma razão simples, ele ensinava como quem tem autoridade e não como os outros mestres, além disso demonstrava interesse e amor por todos. Havia poder nas suas palavras, todos que o ouviam, tremiam, ficavam atônitos e o coração derretia, porque falava com autoridade, havia tom de certeza em sua voz e um poder impressionante de transmitir a sua mensagem com grande habilidade no ensino e na comunicação.

 

Mas, de todos os ensinamentos da escola de Jesus registrados nos evangelhos, vamos destacar algumas verdades do estilo de ensinar:

1.     Jesus viveu aquilo que ensinou - a chave de sua autoridade estava na verdade que ele vivia. Jesus declarou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). Ele ensinou sobre mansidão, porque era manso. Ele ensinou sobre humildade, porque era humilde (Mateus 11:29).

2.     Jesus subiu ao monte para ensinar – essa passagem registrada no livro de Mateus 5 a 7 é uma das mais lindas mensagens dos evangelhos. Quando Jesus acabou de falar, as pessoas estavam maravilhadas com o seu ensino. E o que ele ensinou? Ensinou o que é a felicidade, ensinou que o crente é sal e luz, ensinou a cumpri a lei, ensinou questões relacionadas ao homicídio, adultério, o divórcio, a vingança, o amor aos inimigos, as preocupações da vida entre outros diversos assuntos. 

3.     Jesus ensinou por parábolas – em outras palavras, ele ensinava por meio de ilustrações. Que estratégia genial para ensinar as pessoas. Através de estórias Jesus conseguia transmitir a mensagem. Jesus fazia com que as pessoas tentassem imaginar a situação que ele falava. O seu ensinamento era prático e na linguagem que as pessoas compreendiam. Era um ensino que desafiava o senso crítico de quem escutava. Jesus falou todas estas coisas à multidão por parábolas. Nada lhe dizia sem usar alguma parábola (Mateus 13:34).

4.     Jesus ensinou a orar – Jesus era um homem de oração, ele nos deixou seu exemplo para que possamos seguir. De forma que, os seus aprendizes ou discípulos pediram que lhes ensinassem a orar. Jesus, então, os ensinou a chamada “oração ao Pai nosso” (Lucas 11:2-4).

5.     Jesus ensinou a verdadeira liderança – na escola de Jesus se aprende que ser líder é aquele que estar disposto a servir e não ser servido. Logo, o líder que não serve aos seus liderados, não serve para ser líder. Então, Jesus tomou uma atitude radical e deu o exemplo aos seus discípulos ao lavar os pés de cada um deles, inclusive o de Judas que o trairia logo em seguida (João 13:14-15). O desejo de servir é indispensável ao líder. Esse tipo de liderança só se aprende com Jesus. Mais de dois mil anos se passaram e ele ainda continua tendo seguidores. 


Assim, podemos afirmar com segurança que Jesus é o Mestre e Senhor, porque seu ensino transformava vidas. Ninguém que ouvia Jesus permanecia o mesmo. Basta olharmos para cada um dos seus discípulos para vermos o resultado. Pedro era um homem rústico, duro com as palavras e Jesus o transformou num apóstolo e pregador. João, chamado por muitos o filho do trovão, transformou-se no apóstolo do amor. Saulo conhecido como perseguidor dos cristãos, se torna Paulo, o apóstolo dos gentios. Só Jesus é capaz de mudar a vida interior das pessoas.

 

A escola de Jesus continua ainda hoje transmitindo a sua palavra e você pode receber uma palavra pessoal de Jesus, através da leitura da Bíblia e pela meditação em suas verdades. Nos evangelhos encontramos na íntegra todos os seus ensinamentos. A Bíblia verdadeiramente é a Palavra de Deus! Matricule-se na escola de Jesus é grátis e totalmente on line e presencial, pois ele disse: ...eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos (Mateus 28:20).

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Realmente, na Escola do nosso grande Mestre, Ele nos ensina o comprometimento total, para:
Ajudar o nosso semelhante; dar uma mensagem que transforma a vida preparando-a para o Céu, além de transmitir com convicção que, quando a vida está nas mãos de Deus, não há derrotas, só aprendizado e crescimento. Aleluia!

Saemmy Albuquerque disse...

O Mestre dos mestres. Marcou para sempre a história da humanidade.