domingo, 6 de junho de 2021

Andar com Deus


Está escrito:

“...Noé andava com Deus”. Gênesis 6:9

 

Há um ditado popular que diz o seguinte: “diga-me com quem andas, e te direi quem és!” Essa expressão é reveladora e tem um fundo de verdade. As pessoas que nos cercam ou convivem conosco podem influenciar o nosso comportamento ou até mesmo a maneira de sermos. Então, com quem você tem andado? Como você escolhe alguém para andar ao seu lado pela jornada da vida? 

 

É importante esclarecer que “andar” deve ser entendido como a maneira de agir ou viver, ter experiência ou vivência com alguém. Então, como é andar com Deus? É interessante que Deus, antes da fundação do mundo, nos escolheu nEle para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença (Efésios 1:4).  Ele nos ama tanto que optou por nós, para estar em nossa companhia. Aleluia!

 

A Bíblia revela homens e mulheres que andaram com Deus e deram testemunho de uma vida diferenciada no meio da sua geração, os quais podemos mencionar: Enoque, Noé, Abraão, Moisés, Davi, Daniel, Maria, entre outros. Todos tinham algo em comum, nutriam um relacionamento íntimo com o Altíssimo. 

 

O fato é que Deus deseja que andemos em sua presença, assim como foi com Abrão em Gn 17:1 (...ande segundo a minha vontade e seja íntegro). Ele exorta hoje você e eu para que andemos nos seus caminhos, que o amemos de todo coração e obedeçamos aos seus mandamentos para nosso próprio bem. Assim, nossos desejos e anseios, nossas prioridades, pensamentos e atitudes devem estar em comunhão com Deus. Em outras palavras, devemos viver intensamente um relacionamento de amor para com Deus.

 

Mas, como saber se estou andando com Deus? Será que se andar com a Bíblia debaixo do braço vai revelar que ando com Deus? Será que está presente na Igreja, se possível todos os dias, mostra que ando com Deus? A resposta é NÃO. Religiosidade não significa nada. Então, quais são as evidências de quem anda com Deus? Vejamos algumas delas:

·      Age com justiça – quem anda com Deus não tem receio de fazer o que é certo, mesmo que todos esteja fazendo o errado. O que é certo, é certo e ponto final. Além disso, a pessoa não desiste de proclamar a justiça, mesmo que não veja resultado a sua volta. Quem anda com Deus não apenas fala de justiça, mas a demonstra com a vida e as atitudes. “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça” (Efésios 6:14).

·      É íntegro – quem anda com Deus não se deixa contaminar com os manjares deste mundo corrompido que infecta a vida e o coração das pessoas. Quantos crentes que entraram na política e se deixaram corromper envergonhando o Evangelho que diz viver! Quem anda com Deus se destaca no meio de todos pela integridade, sempre fala a verdade, porque é servo de Deus. “Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos” (Gênesis 6:9).

·      Vive unicamente pela graça de Deus – quem anda com Deus certamente anda na contramão do mundo e só pela graça de Deus é capaz de resistir à pressão exercida pelas pessoas mundanas. É a graça de Deus que sustenta! Andar com Deus é estar certo de que vai enfrentar críticas e oposições, mas assim mesmo se mantém firme em andar na mesma direção de Deus. “Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3).

·      Demonstra amor pelas pessoas – quem anda com Deus, certamente anda em amor, porque Deus é amor, logo é capaz de perdoar quando é ofendido e vive o amor fraternal, a semelhança de Cristo.

·      Vive a vida pelo Espírito – quem anda com Deus vive uma vida cheia do Espírito de Deus, de forma que de modo nenhum procura satisfazer os desejos da carne, tais como: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes (Gálatas 5:16-20).

·      Propaga sua fé – quem anda com Deus vive por fé, como está escrito: visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé – o justo viverá por fé (Romanos 1:17). De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam (Hebreus 11:6).

 

Meus amados, andar com Deus deve ser a prioridade de todo homem e mulher que deseja fazer a diferença na presente sociedade, através de um estilo de vida que manifesta a própria vida do Senhor Jesus. Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele (Colossenses 2:6). Em outras palavras, vivei nEle, enraizados e edificados nEle, firmados na fé. 

 

Que você e eu possamos concluir que não há nada melhor do que escolhermos o caminho de Cristo para viver: andando com Deus.  Tudo que o Senhor deseja é que eu e você andemos com Ele em novidade de vida. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

 

3 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

A afirmação "Enoque andou com Deus" evidencia uma experiência singular. Trata-se de um relacionamento pessoal entre amigos. É uma experiência de fé. É nessa interação de fé que pode-se compreender o caráter Divino, e nela nos abrigamos. Apesar da iniquidade que o cercava, Enoque não se isolou. Acredito que ele fazia a diferença, sendo um testemunho da graça divina. De igual modo, pela fé, podemos andar com Deus, até o momento em que o SENHOR nós tomará para Si, levando-nos para a glória celestial, para morar pra sempre com Ele. Aleluia!

Dra. Maria das Graça disse...

Maravilhoso andar com Deus, seguir seus passos, não duvidar, quebrantar o coração ante Ele e ser renovado. Crê Nele, e por isso ver a Sua Glória

Saemmy Albuquerque disse...

Feliz o homem que confia em Deus.