domingo, 18 de julho de 2021

Ainda há salvação



 Está escrito:

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”. (Romanos 10:9)

 

No mundo cristão tem-se muito falado de salvação. Para os não cristãos e ateus isso parece ser algo fantasioso ou estranho. Mas, o que é salvação? Existem várias percepções de salvação nas diferentes denominações religiosas. No entanto, para sermos sucinto podemos dizer que “salvação” é o amor e a graça de Deus revelada em Jesus Cristo que se esvaziou a si mesmo se encontrando em forma humana, sem transgredir a Lei, pregou Seu evangelho e abriu um caminho para a humanidade perdida, inaugurando a obra da redenção, a chamada era da Graça. 

 

Em geral, toda humanidade precisa de salvação, qualquer seja a raça, cor ou gênero. Deus deseja que todos sejam alcançados pela salvação que nos oferece, por uma razão simples: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Então, se Deus nos ama, por que Ele não salva toda humanidade? É preciso compreender que a salvação tem um caráter espiritual e não material, ou seja, a salvação tem a ver com uma visão de eternidade após morte. Afinal de contas, todos têm certeza de que morreremos um dia. Mas, nem todos sabem onde passarão a eternidade. 

 

Daí a necessidade de buscar um caminho e esse caminho é Jesus. Então, o que fazer? Ainda há salvação para quem deseja? A resposta é sim. Para isso, é necessário dar os passos na direção do caminho que leva a Jesus: 

1.  Caia em si – reconheça quem você é diante de um Deus Santo, Todo Poderoso, Eterno e Criador de todas as coisas. Como você se vê diante dele? Obviamente, que todo homem deve se reconhecer como impuro, pecador e carente da misericórdia de Deus, pois “todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Romanos 3:23). O “todos” se refere a humanidade, no passado, presente e até nos que vão nascer, todos estão nivelados no padrão “pecador”, em outras palavras, herdamos a natureza má, porque esta semente foi implantada em nosso DNA. Assim, todo ser humano está propenso ao pecado. Só Jesus, homem, que não se contaminou, porque foi gerado por Deus. Por isso, Ele pagou o preço da nossa salvação.

2.   Arrependimento – ao tomar consciência da nossa natureza e situação diante de Deus, algo extraordinário acontece após ouvirmos a palavra da verdade, o evangelho da salvação, e assim, tendo crido somos selados com o Santo Espírito da promessa (Efésios 1:13). Quando há sinceridade de arrependimento e mudança de atitudes, assumimos uma nova posição e convicção. Isso é o nascer de novo ou ser nova criatura. Assim, “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Coríntios 5:17).

3.    Confessar com sua boca que Jesus é Senhor – devemos assumir a novidade de vida e aceitar o convite de Jesus, reconhecendo-o e assumindo um compromisso de fé com o Senhor e Salvador. Confessar o Senhorio de Jesus significa dar exemplo de vida cristã comprometida com o evangelho para ser “luz do mundo e sal da terra”. 

4.     Crer na ressurreição de Cristo – acreditar na ressurreição do Senhor é ter a certeza de que um dia seremos ressuscitados, porque Cristo foi o único em que experimentou a morte e o seu corpo não entrou em decomposição, provando a sua vitória sobre a morte e o pecado. Ele fez isso, porque nos ama: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13). Ele morreu e ressuscitou para que nós pudéssemos viver. A ressurreição nos dar a certeza de que Ele é Deus e vivo está. Assim, "temos esperança de que o Bendito Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (1 Pedro 1:3). 

 

Então, quais as consequências da salvação para a vida do crente? Todo aquele que crê em Jesus e aceita-o como Senhor e Deus da sua vida é considerado filho de Deus. Assim, “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (João 1:12). Logo, os que não creem, ou seja, os não cristãos e ateus, não são filhos de Deus. Outra consequência da salvação é que para os que estão em Cristo, não há mais condenação eterna. Portanto, “quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18).

 

Por fim, podemos afirmar que ainda há salvação, porque estamos no tempo da graça e a única exigência para receber a graça da salvação é crê em Jesus, porque Ele é o único caminho: “E em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12). 

 

Meu querido, busque a Jesus, Ele está à porta e te chama: aceite-o de todo coração: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20). Você deseja cear com Jesus? Receba-o e tenha vida eterna (salvação): “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12).

 

Lembre-se:  Deus é bom; seu amor dura para sempre.

3 comentários:

Nilzete Alencar disse...

Glória á Deus!

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Sim, é verdade! A graça é maravilhosa, pois nós justifica gratuitamente por meio da redenção que há em Cristo Jesus! E, diferente de costumes pagãos que levava os devotos a oferecer sacrifícios para aplacar a ira dos seus deuses, o nosso Deus é o ofertante de Seu próprio Filho. O apóstolo Paulo apresenta Deus não como recebedor, mas como provedor do sacrifício: Cristo. Esse ato é o meio pelo qual expressou Seu amor e Sua graça. Ou seja, o nosso Pai nos ama, não por causa da grande propiciação, mas Ele proveu a propiciação porque nos ama! Como entender a plenitude desse amor? Matéria para estudarmos por toda a eternidade! Amém! Aleluia!

Saemmy Albuquerque disse...

Somos salvos pela Graça! Aleluia!