terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Obediência: um grande desafio



Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício...”(1Sm 15:22)

Na vida cristã nos deparamos com diversas situações que nos põem a prova, quanto a nossa fé, fidelidade e obediência. Talvez, o maior desafio que enfrentamos seja a obediência. Sabemos que o melhor que temos de fazer em nossa vida é obedecer a Deus. Que a obediência é a chave para uma vida de sucesso. Mas, não parece ser assim tão simples.

Será que foi fácil para Abrão obedecer às ordens de Deus e deixar seus familiares para seguir para uma terra desconhecida? De levar seu filho Isaque para o sacrifício? E de pensar em Noé, que recebeu ordens de Deus para construir uma arca para salvar vidas de um futuro dilúvio que só aconteceu cerca de 100 anos depois da promessa? Imagino quanta gozação Noé recebeu de seus pares. 

Obviamente, que outros personagens bíblicos foram desafiados quanto a obediência a Deus. Mas, tenho uma notícia para lhe dar, todos que obedeceram receberam de Deus bênçãos e graça. E aos que desobedeceram receberam as consequências dos seus atos e a reprovação de Deus, a exemplo de Esaú. Na prática, somos avaliados pela nossa obediência a Deus, porque para obedecermos temos que ter algumas características: 

1.     Obediência é uma atitude de amor a Deus – a Bíblia diz em João 14:15 “se me amardes, guardareis os meus mandamentos...” Ou seja, quem ama a Deus obedece a seus ensinamentos contido na sua Palavra que está escrita na Bíblia para o nosso conhecimento e prática de vida cristã.
2.     Obediência é uma atitude de fé – a Bíblia diz em Hebreus 11:8 “Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo”. Em outras palavras, ele teve fé em Deus de forma tão intensa que o fez obedecer a vontade de Deus para sua vida, de maneria que ele foi abundantemente abençoado, se tornando pai de muitas nações.
3.     A obediência é requisito para receber o Espírito Santo – essa dádiva só será entregue àqueles que obedecem a Deus. Assim está escrito em Atos 5:32 “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”.

Jesus Cristo deu-nos o exemplo para seguirmos e “foi obediente até à morte, e morte de cruz”(Fl 2:8). Portanto, devemos nos esforçamos para sermos obedientes a vontade de Deus e buscarmos forças, através do Espírito Santo, para que Deus nos ensine a viver em obediência a sua vontade, pois não existe lugar melhor no mundo do que está vivendo dentro dos propósitos de Deus para Glória do seu Nome.

Lembre-se: Deus é bom; o seu amor dura para sempre.

Nenhum comentário: