domingo, 18 de outubro de 2020

Os planos de Deus



Está escrito:

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jr 29:11)

 

O texto do profeta Jeremias foi escrito num contexto de opressão e sofrimento do povo de Israel. Então, o profeta escreveu uma carta e enviou aos líderes que estavam no exilio babilônico. Mas, as palavras de Deus anunciadas através do profeta nos transmitem muitas lições para nossos dias. Talvez você esteja passando por uma determinada situação que estar te incomodando, tirano o sono, deixando a sua vida amarga ao ponto de perder as esperanças. 

 

Quero te chamar a atenção para alguns aspectos importantes que podemos extrair dessa passagem bíblica:

1.     Deus tem planos para nossa vida – Deus está presente em todo momento da nossa vida e seus planos são perfeitos. Não adianta tentarmos mudar o trajeto do nosso caminho. O propósito de Deus para nossa vida vai se cumprir não importam as circunstâncias, o fato é que todas as coisas cooperarão para o nosso bem, porque Deus tem o melhor para nós, embora não possamos entender o que está acontecendo, mas compreenderemos com o tempo. Deus, o Senhor, te segura pela mão direita e te diz: não temas, Eu te ajudarei (Is 41:13).

2.     Deus tem planos para te fazer prosperar – a palavra prosperar nos remete a ideia de riqueza, de bens materiais, carro novo, casa grande e confortável, roupas de grife, viagens, etc. Essas coisas são boas e se Deus quiser dar, Ele pode proporcionar os meios para usufruirmos. No entanto, nem sempre a prosperidade é financeira. Para ser próspero é necessário conhecer a Deus e servi-lo. O princípio fundamental da prosperidade é temer a Deus e andar nos seus caminhos, conforme a sua Palavra. Não adianta ter rios de dinheiro, mas estar distante de Deus, pois o vazio interior permanece. 

3.     Deus tem planos para te dar esperança e futuro – em Deus temos esperança e um futuro, apesar de desconhecermos totalmente o que virá, temos a certeza que Ele tem o domínio e o controle da nossa vida. Por mais difícil que seja nossa vida, tenhamos a certeza que não é nada comparada ao que Deus tem preparado para os seus filhos, por isso, o cristão deve permanecer firme, seguro e confiante na Palavra de Jesus Cristo (Jo 14:1-3). Ele tem cuidado do nosso futuro e em breve vamos estar com Ele eternamente.


Portanto, não se preocupem, nem se atemorizem, creiam em Deus, confiem e esperem Nele, porque Ele tem um plano perfeito e o futuro da nossa vida está nas Suas mãos poderosas.

Lembrem-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.  

Nenhum comentário: