domingo, 25 de outubro de 2020

O choro de Jesus


 

Está escrito: 

Jesus chorou”. João 11:35

 

O contexto em que está escrito o menor versículo da Bíblia é a narrativa da morte de Lázaro, aquele amigo que Jesus amava, irmão de Marta e Maria que morava em Betânia. Jesus ao ver o choro de Maria e dos judeus que a acompanhava, se comoveu no seu íntimo e chorou. 

 

Compreende-se que a morte de um ente querido, familiar ou amigo, é motivo de muita tristeza e até choro. Por isso, a morte do amigo Lázaro fez Jesus chorar. No entanto, o que era motivo de tanta tristeza se transformou em júbilo, quando o mesmo Jesus que chorou por alguns instantes faz o maior milagre da história, Ele ressuscitou um defunto que havia quatro dias que estava morto. 

 

Que coisa extraordinária, do choro para a alegria em questão de instantes diante de uma plateia atônita de judeus e dos próprios inimigos de Jesus. A questão que me faz refletir é que Jesus continua chorando diante da morte de milhares de pessoas que não o reconhecem como o Senhor e Deus. Assim, Jesus chora:


1.     Quando persistimos na prática do pecado – Jesus chora diante das pessoas que vivem a cegueira do pecado. O apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Romanos disse: “pois o salário do pecado é a morte” Rm 6:23. Logo, a morte do pecador é motivo para Jesus chorar. Mas, nem tudo estar perdido, o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6:23).

2.     Quando negamos a fé em Deus com nossas atitudes – toda vez que o homem em si não crê em Jesus, ele está negando a fé no Deus Todo Poderoso, criador de todas as coisas, que veio ao mundo para se revelar como Salvador, morreu na cruz de forma humilhante e ressuscitou ao terceiro dia para manifestar seu poder e revelar a fé dos seus filhos. Onde há negacionismo de Deus e da obra redentora de Jesus, o pecado está presente.

3.     Quando adoramos ídolos em vez de adorar a Deus – a idolatria para Deus é algo repugnante, abominável e provoca a ira de Deus. Quando qualquer pessoa ergue ídolos em seu coração entristeçe a Jesus com sua idolatria. Assim sendo, a pessoa que tem essa atitude será rejeitada por Deus. Então, Jesus chora! 

 

Se formos enumerar os motivos que levam Jesus a chorar pela humanidade corrompida, a lista seria enorme. Mas, podemos sintetizar tudo numa única palavra, o PECADO. Sim, esse elemento está intrinsicamente no coração de todo homem, porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Rm 3:23). Logo, não se pode rejeitar tão grande obra redentora, porque não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos (At 4:12).

 

Portanto, reconheçamos hoje o Senhorio de Jesus e ponhamos no coração que o Senhor é Deus, o criador do universo e nosso salvador. Não há nenhum outro, no qual possamos ter escape. Só Jesus é Senhor que nos dar vida e vida eterna Nele.

Lembre-se: Deus é bom; o seu amor dura para sempre.


Nenhum comentário: