domingo, 5 de janeiro de 2020

Esperar em Deus




“mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” Isaías 40:31 NVI

Uma das coisas mais difíceis para o homem é o ato de esperar. A razão disto está no imediatismo das coisas. Tudo acontece de forma tão rápida que perdemos a paciência em esperar por algo. A Bíblia apresenta vários exemplos dessa falta de paciência em esperar a vontade de Deus. Ora, se no passado bíblico, alguns heróis da fé tiveram dificuldades de esperar no Senhor, imagine em nossos dias?

Hoje, somos fruto de uma sociedade imediatista, em que apressa em fazer as coisas acontecerem rapidamente tem produzido pessoas ansiosas, impacientes e que desejam alcançar seus objetivos da noite para o dia. Assim, é como se nós estivéssemos no controle das circunstâncias que envolvem nossa vida. Tudo ilusão, tudo vaidade!

Na verdade, precisamos aprender a Esperar no Senhor. Muitos cristãos, ainda não aprenderam a esperar no Senhor, por isso sofrem as mesmas aflições daqueles que não vivem o evangelho de Jesus Cristo. Mas, como esperar no Senhor? Parece difícil para a nossa natureza humana compreender e sincronizar-se com o tempo de Deus e do cumprimento das suas promessas. A exemplo de Abraão, que recebeu a promessa de Deus que seria “pai de muitas nações”, no entanto, era homem de 100 anos de idade e sua mulher 90 anos, além disso, era estéril. Todavia, a nossa natureza humana, por não entender o tempo de Deus, procura apressar o tempo e, neste caso, Sarai entrega sua escrava Hagar para Abraão, a fim de gerar um filho. Essa atitude trouxe consequências para até hoje.

Não existe nada melhor do que esperar em Deus, porque sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Rm 8:28), pois Deus tem o melhor para cada um de nós. Esperar em Deus implica uma demonstração de três atitudes nossas:

1.     Esperar em Deus é uma demonstração de fé – o esperar exercita nossa fé e nos fortalece, nos prepara para algo surpreendente que Deus está a nos oferecer. Lembre-se do exemplo de José, filho de Jacó. Invejado pelos irmãos, vendido como escravo, acusado de assédio sexual, prisioneiro no cárcere egípcio, passou mais de 20 anos nesse sofrimento, mas Deus não esqueceu dele e no tempo determinado por Deus, ele se tornou governador do Egito e salvou muitas vidas. 
2.     Esperar em Deus é uma demonstração de confiança na sua relação com Deus – cremos que Deus está agindo em nosso favor, mesmo diante das dificuldades, do sofrimento, o Senhor vem renovar nossas forças e confiança dizendo “minha graça é suficiente para você” (2 Co 12:9). Não importa satisfazer a minha vontade, o que importa é satisfazer a vontade de Deus. 
3.   Esperar em Deus é uma demonstração de amor – espero em Deus e no cumprimento das suas promessas, porque eu o amo e estou convicto do seu amor por mim que é inabalável e nada pode me separar do amor Dele por mim. Jacó esperou sete anos trabalhando de graça para seu sogro, a fim de casar-se com Raquel, mas lhes pareceu poucos dias, pelo tanto que a amava (Gn 29:20). Será que amamos a Deus mais do que amamos nosso cônjuge, a ponto de não perdemos as esperanças de que Deus vai cumprir seu propósito em nossa vida?

Esperar em Deus é um exercício de fé, confiança e amor dedicados ao Senhor, que compreende a nossa natureza e sabe que somos pó e fracos, mas nunca tarda em nos atender, conforme seus propósitos, porque Ele nos ama e é Deus zeloso que cuida dos seus filhos. Espera no Senhor!

Deus é bom, o tempo todo, Ele é bom!

Nenhum comentário: