segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Ansiedade


Está escrito:
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6 NVI

A ansiedade tende a ser o mal do presente século. Vivemos a sociedade de pessoas ansiosas que se manifesta nas diferentes situações do nosso cotidiano. Todos estamos sujeitos a sentir o peso da ansiedade em algum momento da nossa vida. Mas afinal, o que é ansiedade? A ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou um desconforto emocional provocado pela antecipação de uma situação futura que pode ser desagradável ou perigosa gerando insegurança. 

Geralmente, o estado de ansiedade vem acompanhado de tensão provocando estresse devido ao perigo, supostamente imaginado, de uma situação interna ou externa. Naturalmente, isso não é bom do ponto de vista da saúde física e mental. Daí, o apóstolo Paulo nos advertir na carta aos Filipenses, da necessidade de não andarmos ansiosos, preocupados de forma exagerada, porque isso compromete o nosso interior e a nossa relação com Deus.

Como esse comprometimento acontece? 

a)     Em nossa relação interior – a ansiedade quando é exagerada e sem um motivo que a justifique, considerando que ansiedade, até certo ponto, é uma reação natural do ser humano e pode ser útil para se adaptar e reagir a uma determinada situação. Todavia, quando ela se torna patológica atingindo um caráter generalizado e sistemático, ela começa a interferir no funcionamento saudável da vida do indivíduo.
b)    Em nossa relação com Deus – é comprometida, porque a ansiedade exagerada demonstra a nossa falta de fé, de confiança em Deus, pois achamos que estamos no controle de nossas ações e passamos a confiar em nossa força, daí o medo, a sensação de insegurança e desespero. 

Deus espera que possamos entregar tudo a Ele, nossos anseios, preocupações, planos, expectativas, enfim a nossa vida totalmente na dependência Dele. Isso é para o nosso próprio bem físico e emocional. Disse Jesus: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês” (Mt 11:28). Descansa no Senhor, ou seja, confia Nele e segue-o. Mas, o descansar não significa deitar numa rede de frente para o mar e relaxar. A Bíblia diz que devemos em tudo apresentar a Deus, em oração e súplica, porque embora Deus saiba da sua necessidade, Ele quer interagir com você, por isso devemos orar confessando as nossas necessidades.

Porém, algo é indispensável nessa relação com Deus, ação de graças, precisamos ser agradecidos a Deus por tudo em nossa vida, pelas nossas petições atendidas e pelas não atendidas, porque Deus não atende a todos os nossos pedidos. Deus sabe do que precisamos no presente e para o futuro, por isso é que não entendemos determinadas circunstâncias que podem gerar ansiedade e desconforto, mas compreenderemos depois, em outro momento da nossa vida. 

Portanto, quando a ansiedade bater a porta do seu coração e preocupação roubar o seu sono, quando o medo lhe sobrevier, confie em Deus. Como disse o Salmista: “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti” (Salmo 56:3).
"Lançando sobre ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"1Pd 5:7


Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre

Nenhum comentário: