domingo, 22 de janeiro de 2012

Ingrediente para uma família feliz

A família é considerada o núcleo social, pois nela se encontra a estrutura que fortalece nossas relações, emoções e efetividade. Todavia, nos dias atuais a base familiar tem sofrido forte abalo no que tange a conservação e fortalecimento desse núcleo.
Todo casal ao tomar a decisão de constituir uma nova família precisa aprender uma verdade, que não há uma receita para ser feliz numa união conjugal. Todavia, só há um ingrediente que preserva a duração do vínculo familiar, dar sustentação e fundamenta os laços familiares e nossas interações sociais, é o AMOR.
Onde há amor, existe harmonia, compreensão, respeito, paciência e paz. O amor lança fora todo o medo, injustiça, ressentimentos, ciúmes, arrogância, egoísmo, vaidade e todas as mazelas que destroem os relacionamentos. O amor se firma na verdade, na justiça, na esperança e na fé.
Um lar onde existe amor, se encontra a presença de Deus, por que Deus é amor, o marido não se sente o soberano da sua casa, o manda chuva ou o patrão da esposa e nem a esposa se considera superior ao marido, ao ponto de negar a submissão ordenada na Bíblia. Quando existe amor, os dois caminham juntos, compartilham, se ajudam, se dedicam um ao outro e tem prazer em procurar agradar um ao outro, se respeitando e amando. O casal que vive um relacionamento fundamentado no amor de Deus que os uniu, serve de referência para os filhos, pois receberão o fluir desse amor nas suas vidas pelo testemunho dos pais e serão capazes de desenvolver relacionamentos sociais saudáveis e felizes.
Os conflitos familiares são consequências da falta de amor que gera violência, desentendimento, maus tratos e desvios de comportamentos. Todos sofrem e os mais prejudicados são os filhos. Não existe outro caminho para a felicidade que não seja o amor, parece romantismo desse escritor, mas é a pura verdade. O amor é o alicerce para construção de uma família saudável na formação de pessoas capazes de interagir socialmente e de buscar a Deus na construção de um mundo melhor. Portanto, as nossas escolhas para constituir uma família deve ser de acordo com a vontade de Deus, devemos buscar a direção dEle para ter a certeza de que verdadeiramente o amor existe entre os cônjuges.

Nenhum comentário: