domingo, 29 de janeiro de 2012

Coração alegre

Quantas pessoas encontramos por aí que estão precisando de um estado emocional de alegria? Quantas pessoas vivem guardando mágoas, alimentando ressentimentos e criando dentro de si ódio e rancor? Quantas pessoas vivem estragando suas vidas permitindo que a infelicidade domine seu interior? Tais pessoas são incapazes de amar, de perdoar e de esquecer fatos desagradáveis que  vivenciou no passado.
Faltam-lhes sentir o que é ter um coração alegre. A Palavra de Deus nos diz que "um coração alegre, constitui um bom remédio", por que provoca bem-estar, satisfação, mente livre do sentimento de culpa ou de mágoa ou de qualquer outro sentimento que possa destruir nossa felicidade.
A Bíblia também nos ensina a trazer a memória aquilo que nos traz esperança, alegria e paz. Quantas coisas poderíamos lembrar: o sorriso de uma criança, a gratidão de um amigo, o abraço de um irmão, o reconhecimento de alguém, o perdão que nos faz esquecer a ofensa e outras. Tais lembranças podem nos encher a alma de alegria, de gozo e de verdadeira felicidade.
O apóstolo Paulo sabia da importância da alegria na vida do cristão, de forma que em sua carta aos Filipenses, ele usou várias vezes a expressão "alegrai-vos no Senhor". É em Deus, nosso Senhor que devemos sempre nos alegrar, pois através do seu amor em nós é que somos capazes de perdoar, descansar, esperar com paciência e desenvolver as virtudes do Espírito Santo em nosso viver.
Quando temos alegria do Senhor em nosso coração, as lembranças de ressentimentos, revoltas, desejos de vingança ou coisas semelhantes ficam no poço do esquecimento da nossa memória e nunca mais voltam a superfície para nos entristecer novamente, por que somos revestidos da paz de Deus, que excede todo o entendimento e guarda nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus. Que maravilha de amor e transformação o Espírito Santo de Deus faz em nós, naqueles que cremos!
Finalmente, tudo que é verdadeiro, justo, respeitável, simples, agradável, amável, divertido, natural, de boa fama, seja o que deve ocupar nossos pensamentos. Para manter um coração alegre diante do mundo a nossa volta, é preciso que esta alegria venha de Deus, de dentro para fora. Esse é o remédio que o bondoso Deus tem para nós termos uma vida abundante e vitoriosa diante dEle.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pelas suas palavras.