segunda-feira, 27 de junho de 2011

O fim é hoje

" O fim de todas as coisas está próximo." 1Pe 4:7
A mais de dois mil anos, lemos na Bíblia que é chegado os últimos dias da humanidade decaída. Que Jesus em breve voltará! O novo testamento anuncia essas coisas do livro de Mateus ao Apocalipse. Certamente que a cada dia que vivemos é um dia a menos no cronograma de Deus, quando Ele na sua soberana vontade determinou para a volta do seu Filho Jesus a terra em grande glória e poder para julgar o mundo. 
Mas, enquanto esse dia não chega, como devemos viver aqui neste mundo tão conturbado e difícil? O apóstolo Pedro nos revela qual deve ser a atitude do cristão: viver de forma criteriosa, sóbria, em oração, em amor, sem murmurações e exercendo o dom que recebeu de Deus. Observe que são atitudes que demonstram nossa relação com Deus, verticalmente e com o próximo, horizontalmente. As três primeiras estão relacionadas a nossa atitude em relação a Deus e as três últimas nossa relação com o próximo.
a) Seja criterioso - é preciso agir com senso de justiça, o criterioso é uma pessoa ajuizada que avalia as coisas com base em conhecimentos experimentado em sua vida e, principalmente, age na dependência do Espírito Santo de Deus que lhe dá discernimento para julgar o certo e o errado ou o engano.
b) Seja sóbrio - o indivíduo sóbrio é uma pessoa moderada, discreta, simples, age sob controle das suas emoções e raciocina. É o contrário do indivíduo embriagado que não tem controle de si mesmo.
c) Oração - tenha prazer em conversar com Deus, através da oração e meditação da palavra de Deus,.
d) Amor - é uma afeição viva por alguém ou alguma coisa. Esse amor é o elo de ligação entre o homem e Deus, ou seja, sentimos amor a Deus e ao mesmo tempo amor ao próximo. O amor é a marca do verdadeiro cristão.
e) Murmuração - o viver murmurando significa viver reclamando de tudo, de forma ofensiva, detração ou maledicência. O cristão não deve murmurar, porque a murmuração é reflexo da falta de fé e sem fé é impossível agradar a Deus. Se Jesus suportou tanto sofrimento por nós e não abriu a boca para murmurar, porque nós, nessa leve e momentânea dificuldade devemos murmurar? Isso não é atitude de cristão.
f) Exerça o dom - cada um de nós temos dons ou habilidade ou vocação que Deus nos concede para servi-lo e servir ao próximo, portanto devemos exercer o dom com desvelo, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.
Façamos isso, enquanto esperamos o dia da vinda de Jesus, mas se Ele não chegar neste presente século, viva assim mesmo seguindo o referencial de nossa vida, JESUS, o nosso Senhor.  

Nenhum comentário: