segunda-feira, 11 de julho de 2011

Evangelismo

"Vão pelo mundo e preguem o evangelho a todas as pessoas" Mc 16:15 
A mensagem do evangelho é uma ordenação de Jesus aos cristãos da sua época que se estendeu por séculos e séculos até os dias de hoje. A promessa de Jesus que enviaria o Consolador, Espírito Santo, se cumpriu e houve o enchimento que capacitou os discípulos a anunciar o evangelho nos primórdios da igreja no primeiro século, "mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". At. 1:8.
A profecia se cumpriu, todavia a missão não está terminada. Ainda há lugares que não foram anunciadas as Boas Novas ou o Evangelho. Por essa razão, acreditamos que o evangelismo é uma missão contínua na vida do cristão até que o Senhor Jesus volte para resgatar a Sua igreja. Podemos justificar essa afirmação, através dos seguintes aspectos:
1. Evangelismo é uma obrigação cristã, não é uma opção. O verdadeiro cristão não pode decidir se faz evangelismo ou não faz. O verdadeiro cristão tem desejo de anunciar a Jesus, com o Senhor. "Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toca a paciência e doutrina." 2Tm 4:2. Há duas formas de se pregar o evangelho: primeiro, pregar a palavra, falar a palavra de Deus, escrever a respeito da palavra de Deus, distribuir folhetos e outro meios de divulgação para pregar a palavra. Segundo, vivendo a palavra que se ministra, ou seja, nosso testemunho de vida cristã fala mais alto do que nossas palavras. Portanto, pregar e viver são formas básicas do evangelismo.
2. Evangelismo é para todos. Jesus ordenou que fosse anunciado o evangelho "a todas as pessoas", sem discriminação de credo, raça, status social ou qualquer outro atributo. Todos precisam receber a porção da palavra de Deus. 
3. Evangelismo é um compromisso pessoal. O verdadeiro cristão tem compromisso com Deus e sente alegria em anunciar o evangelho. "Assim, de boa vontade por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente. Visto que os amo tanto, deve ser menos amado?" 2Co12:15. O apóstolo Paulo demonstra na sua carta aos coríntios que tinha compromisso de amor com os irmãos e com o evangelho que pregava. Devemos assumir essa postura em relação ao nossos irmãos.
Portanto, evangelismo é um estilo de vida, é uma prática de vida cristã, motivada pelo amor. Se sentimos desejo de que outros sejam salvos e conheçam a Jesus como o único e suficiente salvador, então, verdadeiramente somos salvos e capazes de fazer a diferença nesse mundo tão turbulento e perverso.

Nenhum comentário: