domingo, 20 de março de 2011

O templo do Espírito Santo

A Bíblia nos ensina que todo aquele que reconhece ser Jesus Cristo o seu redentor, além de obter de Deus o novo nascimento, também é considerado filho por adoção e, portanto, tem direito a vida eterna. Mas, enquanto a aguarda essa transformação em sua vida, recebe de Deus o Espírito Santo, que passa a fazer morada, ainda no presente viver, em seu corpo. O apóstolo Paulo afirma categoricamente que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19). Deus nos deu um corpo para ser o templo de Seu Espírito. Isso é maravilhoso! Por essa razão, temos o dever de cuidar com carinho, com amor, com fidelidade, porque aprove a Deus confiar e devemos mostrar ao Senhor que somos guardiães responsáveis e obedientes.
O homem que não é nascido de novo, não demonstra preocupação com o seu corpo e se entrega aos vícios: drogas, bebidas alcoólicas, fumo, ao sexo sem controle, enfim aos prazeres da natureza humana. Mas, Deus com seu grande amor que nos amou, apesar desse corpo contaminado pelos vícios, quando aceita Jesus Cristo como Salvador, tem sua vida renovada e passa a ser habitação do Espírito Santo.
E as consequências de uma vida viciada para o organismo desaparecem, quando o Espírito Santo passa habitar nele? Um boa pergunta, a palavra de Deus afirma que tudo aquilo que fizermos em nosso corpo teremos um resultado, seja bom, seja mal, é a lei da semeadura. A gente colhe aquilo que planta. Se durante a sua vida você viveu desregradamente, no vício do cigarro ou da maconha, das drogas, da bebida, do sexo irresponsável, não tenha dúvida, mesmo que se arrependa e tenha sua vida transformada, o seu corpo, apesar de ser o templo do Espírito Santo, sofrerá os danos dos seus atos. Tudo tem uma consequência, seja para o bem ou para o mal. A escolha é de cada um.
Mas, quando reconhecemos que o Senhor Jesus Cristo é a razão de nosso viver, somos confortados e gera em nós uma vontade imensa de viver para serví-lo, de forma que passamos a cuidar mais do nosso corpo, dessa vez, não por vaidade como muitos o fazem, o cultuar do corpo perfeito, mas porque nosso coração se regozija no Espírito Santo e se enche de júbilo por hospedá-lo.
Temos muitos motivos para cuidar desse corpo, embora mortal, mas que se revestirá em breve da imortalidade. Enquanto isso não acontece, vamos sair do sedentarismo, abandonar práticas alimentares erradas e tudo aquilo que corrompe o corpo e praticar princípios de uma vida saudável e prazerosa. Façamos exercícios para o corpo, mas também não esqueçamos dos exercícios para mente e para o espírito. Somos um sistema integrado que precisa andar em perfeita harmonia para a Glória de Deus e nosso bem-estar.

Nenhum comentário: