terça-feira, 8 de março de 2011

Há esperança

A Bíblia nos ensina que o homem só tem uma certeza na vida, que é a morte, um fato inevitável e irremediável. Todos os seres humanos estão sujeitos, sem exceção, tanto faz o rico como o pobre, o mais poderoso como o mais simples dos homens. Todos reconhecem a fragilidade e as limitações da vida na carne e se preparam naturalmente para o fim de sua existência física.
Portanto, quanto à realidade da morte, e ao fato de que ela é universal, todos os homens estão de acordo: todos deverão morrer. Entretanto, há um outro fato a respeito do assunto da morte tanto verdadeiro quanto alarmante. De acordo com a Bíblia, todos os homens que vêm a este mundo já estão mortos. Como assim? Estão mortos espiritualmente, por causa da natureza pecaminosa na qual foi gerado. O Apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos 5:12, afirma: Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
É importante destacar que, em primeiro lugar, as Escrituras revelam que o estado de morte espiritual é inerente ao homem, ou seja, todo nós nascemos espiritualmente mortos. Em termos espirituais, a humanidade está decaída e morta no pecado. Logo, todos os participantes desta raça também estão.
Em segundo, a Palavra de Deus descreve a morte espiritual como um estado de permanente separação de Deus. O que isso significa? Que não há homem - ao menos um - que possa levantar-se por suas próprias forças e mover-se na direção de  Deus. Assim como um corpo morto não pode erguer-se, por si mesmo, para  a vida, também uma alma morta não pode levantar-se, por si só, e obter vida espiritual.
Em terceiro, a Bíblia afirma que a consequência final da morte espiritual é a morte eterna. Todos os homens, agora mortos espiritualmente, já estão condenados a uma condição eterna neste estado de morte, e a uma perpétua separação de Deus. Logo, há alguma esperança para essa situação desesperadora do homem? Sim, a Palavra de Deus afirma que Jesus Cristo e somente Ele, pode dar vida aos que estão mortos espiritualmente: Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas e pecados, nos vivificou juntamente com Cristo, pela graça sois salvos. Efésios 2:4
Se a pessoa livremente se arrepender de seus pecados e se chegar ao Senhor Jesus Cristo tem sua vida transformada de vivo morto para vivo com vida espiritual e a garantia de uma estado de eterna comunhão com Deus. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24.

Nenhum comentário: