sábado, 25 de dezembro de 2010

Então, é Natal!

Então, é Natal! A festa em que o mundo cristão comemora o nascimento do  menino Jesus. Mas, o que de fato representa o natal no imaginário da nossa sociedade? Andando pelas cidades pode-se observar que se trata da festa das luzes, as casas, as lojas, as praças ficam enfeitadas com o brilho colorido das luzes que piscam. As luzes nos faz lembrar o brilho da estrela que apontou o caminho onde se encontrava o menino de Jesus, quando os três reis magos estavam a sua procura.
Mas, ainda no imaginário popular o natal é um momento especial de confraternizações, de troca de presentes, as ruas ficam intransitáveis, as lojas e os shoppings repleto de pessoas a comprar o presente de natal. É o consumismo na sua essência. Além disso, as figuras do imaginário popular se destacam e algumas são até exaltadas, a exemplo do "papai Noel", o bom velhinho que distribui presentes para as criançinhas. Os outros elementos do imaginário do natal são a árvore de natal e o presépio. Festa de natal sem esse contexto na sociedade ocidental, não é natal.
Todavia, para o cristão verdadeiro, o que representa o natal? O profeta Isaías diz que "um menino nos nasceu, um filho se nos deu" Is 9:6. O natal é um presente de Deus, representado pelo menino chamado EMANUEL, que veio ao mundo sem opulência, sem luzes, sem enfeites, mas havia presentes, sim. O mais importante dos presentes. Aliás, o único que o Aniversariante continua esperando de nós: o Louvor que o Glorifique! Na biografia de Jesus narrada por Lucas diz que uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus (Lc 2: 13-14). Que coisa incrível! Que visão extraordinária! Deve ter sido algo lindo, maravilhoso e indescritível. Envolta de Jesus, encontravam-se os seus pais, alguns pastores e animais que estavam do estábulo testemunhando o maior acontecimento da humanidade.
Logo após, chegaram para homenagear o Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, os três reis magos que lhe trouxeram ouro, incenso e mirra (Mt 2:11).
Jesus nasceu! Seu nascimento é motivo de louvor e de alegria, porque Ele é o Sacerdote que intercede por nós e ofereceu-se gratuitamente para o perdão dos nossos pecados e nos dar a vida eterna. 
Desde que Jesus nasceu o mundo não foi mais o mesmo. Mas, Ele ainda não nasceu nos corações de muita gente, principalmente daquelas que vêem o natal apenas como um momento de se alegrar com troca de presentes e farta mesa para se alimentar. Onde Jesus nasce transforma corações e uma nova pessoa nos tornamos, porque a mudança é interior e as virtudes do Espírito Santo são manifestas em nossas atitudes: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Com Jesus não é preciso desejar feliz natal, porque a felicidade mora no coração onde Jesus já nasceu. Portanto, sempre é natal!   

Nenhum comentário: