quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

As ovelhas negras do HULW

A gestão do serviço público representa hoje um grande desafio para o gestor. Muitos gerentes estão percebendo que há uma nova tendência de comportamento dos colaboradores. Evidentemente que, todos querem ser felizes no trabalho. Mas, para que isso aconteça é preciso que todos tenham um tratamento respeitoso, justo e digno. Isso é um requisito básico em qualquer organização.
No entanto, não é o que tenho observado como gestor no Hospital Universitário Lauro Wanderley, diante da postura de alguns profissionais que não se encontram compatíveis com as relações de trabalho nas organizações modernas.
É óbvio que não se pode mais tolerar atitudes arbitrárias, de pessoas que se consideram "donos" da instituição e tratam os servidores como se fossem empregados seus. O que nos chama mais atenção é que esse tipo de gente, não possui compromisso com a instituição, não cumpre o horário de trabalho, só sabe falar negativamente dos gestores e demonstra claramente incompetência naquilo faz.
Diante desse quadro, os gerentes, que sempre foram os responsáveis pela condução e manutenção da qualidade do clima organizacional e das relações de trabalho nas suas áreas, têm um grande desafio perante sua equipe, o de impedir que essas maus profissionais não deteriorem as relações de trabalho, sob o risco de fazerem surgir um clima de insatisfação e de conflitos.
O Hospital Universitário é maior do que essas pessoas conflituosas que vêem a política em tudo que faz, que vêem perseguição em qualquer ato administrativo, mas que não tem consciência de que é um servidor público  e deve compromisso com o usuário que lhe paga seus altos salários, através dos impostos.
Portanto, o HU necessita de lideranças capazes de conduzi-lo rumo a seus objetivos estratégicos, tentando superar suas dificuldades para cumprir sua missão e visão. O HU é de todos para servir a todos com compromisso, responsabilidade e competência. 

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