domingo, 3 de outubro de 2010

Eleições 2010

O Brasil vive hoje um momento especial de exercício pleno da democracia. A escolha de candidatos para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual estão a disposição do eleitor que devem digitar na urna eletrônica a sua opção com consciência política.
Muitos são os candidatos que concorrem nessas eleições, mas poucos são os que têm a "ficha limpa". Infelizmente, existem candidatos que apresentam um passado comprometido com situações de corrupções, os quais alguns estão sob jus na perspectiva de, se eleito não poder assumir o cargo conquistado no voto.
De tanto se falar de ficha suja, andando pela cidade, verificamos que ela está muito suja, cheia de papel "santinhos", espalhados por todas as principais ruas e em locais onde se encontram as seções eleitorais. É uma demonstração da falta de bom senso e sensibilidade para com o bem estar da cidade e, porque não dizer, um desrespeito ao eleitor.
No panorama político nacional, as pesquisas apontam para uma eleição de presidente no primeiro turno, salvo se as margens de segurança das pesquisas prevalecerem, aí sim, poderemos ter segundo turno. Se não houver surpresa, os dois candidatos, o do PT e do PSDB, se enfrentarão num eventual 2º turno. Mas, há alguma diferença entre eles? No recente debate promovido pela TV Globo não me pareceu que os referidos candidatos tenham propostas divergentes, pelo contrário, há uma grande possibilidade de continuísmo na política econômica, tributária, partidária, estruturalista, previdenciária, sanitária e educacional. 
Todavia, a grande preocupação que se percebe será em relação a composição de cada governo, em especial, a gestão do PT, se vencer as eleições. Esperamos que, na possibilidade do segundo turno, possamos ter debates mais objetivos e profundos sobre os programas de cada candidato.
Portanto, agora é só torcer para que tudo transcorra em paz e aguardemos o resultado com grande expectativa.

Nenhum comentário: