terça-feira, 4 de agosto de 2009

A vontade humana

Um dos atributos da nossa personalidade é a "vontade". Foi Deus quem nos dotou com essa capacidade para que pudéssemos fazer as nossas escolhas. A vontade é tão importante que Deus resolveu deixá-la livre, ou seja, um livre arbítrio, liberdade. O que acontece com a maioria das pessoas quando não conseguem realizar sua vontade? Geralmente, ficam chateadas, tristes, desapontadas e até deprimidas. Mas, o que acontece quando Deus que nos deu essa capacidade "a vontade humana" resolve interferir e pedir algo que Ele quer que façamos e que é diferente da nossa vontade? Isto pode provocar uma reação muito complicada em nós, pois temos a liberdade de escolha.
O exemplo clássico dessa situação é a história de Jonas. Quem era Jonas? Era um profeta, um servo de Deus. Hoje, seria um missionário ou pastor. Mas, ele não era um servo obediente. Deus disse: Jonas, você vai viajar. Você irá até a grande cidade de Nínive, porque os homens de lá estão fazendo muitas maldades. Eu quero que você diga a eles que eu estou vendo o seu mau comportamento e que os castigarei, se continuarem assim. Porém, Jonas pensou: Eu não vou fazer isso! Eu não vou até Nínive. Deixa essa gente fazer maldades, porque são inimigos do meu povo. Eu não quero ir para onde estão os inimigos. E, Jonas viajou. Só que ele foi para o lado errado. Ele tinha que ir para o leste e foi para o oeste. Ele fugiu de Deus.
Vamos analisar esse fato. Deus havia dado uma ordem ao profeta, mas ele reage, porque não quer fazer o que Deus quer, preferiu permanecer numa posição cômoda e ficou indiferente aos propósitos de Deus e fez a sua vontade. Será que isso não acontece conosco em muitas situações?
Porém, Jonas ao desobedecer a ordem divina, coloca em risco a sua vida e a das outras pessoas. Lembre-se, nunca estamos sozinhos. Existem pessoas a nossa volta e por estarem ao nosso redor, elas podem sofrer as consequências da nossa desobediência. Quando estamos fora da vontade de Deus corremos riscos e Deus é implacável, quando quer que algo seja feito. Ele não desiste e tem tudo ao seu favor. Ela domina a natureza e o mundo que criou. Deus é soberano e sobre tudo que há, Ele é Deus e ponto final.
Então, o que devemos fazer? Obedecer a vontade de Deus em nossa vida. Assim fez Abraão e se tornou o pai da fé. Também, Moisés que nos deu uma lição de humildade quando aceitou a determinação de Deus. Devemos nos alegrar em fazer a obra de Deus procurando deixar algo de que alguém possa se lembrar depois.

Um comentário:

Unknown disse...

Professor Sergio, Essas coisas realmente acontecem em nossas vidas, é muito dificil seguir a vontade de Deus, nao é comodo mesmo, como foi colocado, as vezes temos duvidas se é ele mesmo quem realmente esta falando. Mas quando começamos a abrir os olhos para a palavra de Deus fica tudo mais simples e as coisas realmente acontecem.