sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Felicidade corporativa

Ser feliz é o desejo de todas as pessoas. A felicidade tem tudo a ver com contentamento ou satisfação ou até mesmo a alegria intensa. A felicidade envolve a pessoa como um todo e influencia tudo que nos cerca. A felicidade é responsável até pelo nosso desempenho profissional. Você é feliz com o que faz profissionalmente? Se sim, seu desempenho é superior em relação aqueles que trabalham por obrigação ou necessidade. É possível medir o quanto a pessoa é feliz no trabalho? Existe o Quociente de Felicidade - Fator QF que é uma metodologia que defende a introdução da felicidade como motivação essencial do ser humano no meio organizacional.
A felicidade no meio corporativo deve ser uma preocupação da área de recursos humanos em concretizar um ambiente de valorização das pessoas em todos os níveis, desde a base até o mais alto escalão da organização promovendo a satisfação profissional, o sucesso empresarial e o êxito coletivo, porque o sucesso da organização é uma conquista de todos.
Por outro lado, quando não se investe em políticas de valorização dos trabalhadores, a empresa perde, por causa da falta de felicidade na organização, as pessoas se sentem desvalorizadas, desanimadas, magoadas, sem entusiasmo para o trabalho. Naturalmente que a infelicidade gera perda de lucro para empresa e prejuízo a saúde das pessoas.
Portanto, a organização precisa focalizar suas ações na felicidade do ser pessoal, seu maior patrimônio ativo, desenvolvendo políticas e estratégias de ação, com base na valorização humana, no crescimento profissional e na lucratividade sustentável que possibilitem a realização das pessoas. Dar para ser feliz!

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