quarta-feira, 4 de março de 2009

Você tem competência?

A pergunta é provocativa, você tem competência? Em tese, todos nós somos incompetentes ou temos alguma competência. Mas, o que significa competência? O termo tem origem latim e jurídico significando a faculdade que a lei concede a funcionário, juiz ou tribunal, para decidir determinadas questões. Segundo a definição do dicionário Aurélio, competência é  a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa.
 Esses conceitos são amplos e genéricos, mas o que caracteriza a competência de uma pessoa? Além do conhecimento que é uma característica irrevogável, o indivíduo competente é aquele que não tem receio de enfrentar desafios. Aliás, ele é motivado pelos desafios que alimenta o seu ego e o capacita a superar e vencer os obstáculos desafiadores. O indivíduo competente não se preocupa em colocar a mão na massa, se for necessário, ele enfrenta o gigante. Lembra a história de Davi e Golias, ambos tinham conhecimento de lutas, cada um a sua maneira, mas o pequeno Davi tinha um detalhe a mais, não tinha medo do desafiante, enquanto seus compatriotas, tremiam nas bases. Ele enfrentou o gigante com competência e confiança e logrou êxito.
No mundo corporativo, os desafios são imensos. Há profissionais que podem ter competência, mas são tímidos e estão ocupando o cargo errado. Por essa razão, faz-se necessário que haja um realinhamento entre os talentos e as atividades por eles exercidas. Isso exige uma política de recursos humanos habilidosa e isenta de qualquer influência.
Então, como podemos avaliar a competência dos nossos colaboradores? Geralmente, se utilizam ferramentas de avaliação, que medem o desempenho das pessoas. Há alguns tipos de avaliações que podemos destacar: 90, 180 e 360 graus. No primeiro caso, a avaliação  é realizada pelo líder ao seu liderado. O segundo caso, além da auto avaliação e da avaliação do líder direto, o trabalhador é avaliado por um colega do grupo. No último caso, todos da empresa avaliam uns aos outros. Além disso, as pessoas externas a empresa podem expressar sua opinião.
Portanto, a competência embora pareça ser algo abstrato é muito concreto e está visível e presente no ambiente organizacional. 

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