terça-feira, 24 de março de 2009

Referência, Eu?

Como tem sido sua conduta no ambiente de trabalho? As pessoas que trabalham como você sempre lhe procura para tirar alguma dúvida ou recorre a você para pedir uma orientação? Alguém no seu trabalho procura lhe imitar em determinadas atitudes ou na maneira de realizar o trabalho? Se esses fatos acontece com você, não se preocupe, porque verdadeiramente, você é uma referência para as pessoas que trabalham com você.
Ser um profissional referência é ser respeitado e considerado pelos outros. O que você diz é levado em consideração com o propósito de aprimorar o trabalho e promover um ambiente organizacional estável de forma natural. O profissional referência tem autoridade moral e ética. Assim, estamos diante de uma referência no trabalho.
O comportamento do profissional referência é natural, ele domina o assunto e, geralmente, apresenta soluções para os problemas com base na sua experiência e conhecimento, isso é muito importante, diante dos momentos de turbulência "crises" nas organizações que não se encontra nos compêndios literários, mas na competência humana.
Ser uma referência não significa ser líder. Embora, as duas qualidades possam estar juntas. No entanto, ser uma referência em determinado assunto pode despertar ciúmes, inveja, raiva etc. Neste caso, é preciso saber lidar com esses sentimentos e manter a humildade para amenizar os conflitos interpessoais.
Se você ainda não é uma referência no seu trabalho ou no ambiente escolar e desejaria ser, eis algumas dicas:
1. Trabalhe com dedicação, buscando sempre a excelência em tudo que fizer.
2. Seja ético.
3. Promova os resultados mais importantes para a equipe.
4. Seja paciente, ser referência leva tempo.
5. Seja aplicado na absorção de novas informações técnicas.
6. Tenha prazer na realização de suas atividades.
Faça a diferença, seja um profissional referência.

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