sábado, 28 de março de 2009

O samaritano

O bom samatirano é uma famosa parábola do Novo Testamento que aparece unicamente no Evangelho de Lucas (10:25-37). Essa parábola foi contada por Jesus, a fim de ilustrar uma atitude muito importante na vida do cristão em seus relacionamentos, a compaixão
A parábola fala da viagem que um homem (samaritano) fez e que no caminho encontrou um homem moribundo. Em nossa vida, quantas pessoas passam por nós e estão também feridas? Aquele homem foi capaz de atrasar a sua viagem para ajudar aquele ferido. As vezes, vemos alguém necessitado e não paramos para ajudá-lo, para que isso não nos atrase em nosso compromisso, afinal o tempo é precioso. 
Nós esquecemos que a vida é uma grande viagem que fazemos dia após dia. E qual é nosso destino? Eu sei que a minha cidade não é aqui (Fp 3:20), que sou peregrino e forasteiro (Hb 11:13) e que não sou desse mundo (Jo 15:19).
Estamos de passagem e pelo caminho certamente podemos nos deparar com situações que vão exigir de nós uma atitude, tal qual tomada pelo samaritano. Aquele homem sabia que as ações falam mais do que palavras. Então, tomou a atitude certa. É melhor fazer do que criticar os outros, aquele homem não perdeu tempo criticando as pessoas que não ajudaram o pobre moribundo. Ele tinha consciência de que demonstrar amor ao próximo é uma tarefa individual e intransferível. Ninguém pode imitar o amor ou fingir que ama, porque o amor é absoluto e não há nada que se compare.
O samaritano não foi omisso, ele não disse: "não tenho nada a ver com isso".  Pelo contrário, ele ofereceu o pouco que tinha para ajudar aquele homem que ele não conhecia e não perdeu a oportunidade de usar os seus recursos para ajudar. Usou seu cavalo, usou seu dinheiro, usou o azeite e o vinho para aliviar as dores do ferido. Meu amigo, por mais humilde que você seja, você tem algo para ser usado nos feridos da vida. Tome posição e faça algo por eles!
Podemos ter certeza que nessa curta viagem da vida estamos sujeitos aos assaltantes em nosso caminho, porque somos peregrinos e corremos o mesmo risco. Jesus disse que o diabo é ladrão, ele veio para roubar e matar. Assim como aquele homem foi vítima, há pessoas que estão feridas e assaltadas. Roubaram-lhe a paz, a alegria, estão feridas na alma e no corpo, estão com os lares destruídos, a saúde destruída pelo vício e que sofrem nesta estrada da vida. 
Mas, existe um remédio para todos esses males que afligem em nossa caminhada, basta entregarmos o nosso caminho aos pés de Jesus, que Ele tem cuidado de nós e vai sarar nossas feridas com seu azeite e vinho. Ele é o bom samaritano que nunca esquece de nós.

Nenhum comentário: