quinta-feira, 13 de março de 2008

Seja ético, sem fingimento

Muito se tem falado de ética, alguns até questionam o porque da falta de ética que se transformou numa espécie de pandemia contaminando toda sociedade. Mas, o que fazer para combater esse mal que corroe lentamente a consciência das pessoas ao ponto de agirem como se tudo fosse natural? Conceitualmente, ética pode ser interpretado como a ciência da moralidade. A sociedade é regida por leis sociais que exercem controle nas pessoas, a fim de evitar problemas ou indicar caminhos.
Quando as regras sociais são adulteradas ou corrompidas rompe-se com a ética. Então, qual será a resposta ao questionamento acima. Ética é algo que está intrínseco na formação moral de cada pessoa. Não adianta a pessoa ser uma defensora da ética na política, na profissão, no esporte, etc., mas quando algo foge ao seu interesse, essa pessoa deixa ser ética e rompe com a ética tomando atitudes que prejudicam a terceiros. Exemplificando, fala-se em ética, mas se eu vejo um vendedor ambulante vendendo CD pirata a preço irrisório, eu vou e compro. Eu estou rompendo a ética, onde está a ética tão eloquentemente defendida no discurso. Foi para o espaço fariseu!
Na verdade, ética para mudar essa sociedade contaminada pela sua carência deve começar em nós mesmos, nas menores atitudes e ações. Seja ético, não fingido.

Nenhum comentário: