terça-feira, 9 de outubro de 2007

O PT na rota da privatização


O governo do PT que tanto criticava a política privatista do PSDB, agora assume uma nova postura e está privatizando rodovias federais que estão indo a leilão na Bovespa. As estradas cortam seis estados da região Sul e Sudeste. Parece que uma luz de sensatez está brilhando nessa estrela de tanta tradição.
É preciso refletir a respeito da privatização, temos um estado muito inchado, de empresas que são verdadeiros depósitos de benesses políticas e de péssima qualidade de serviços prestados a população, com pouquíssimas exceções.
O resultado para manter toda máquina governamental funcionando é o aumento de impostos e a permanência da CPMF. Todo esse recurso serve para alimentar a fome desenfreada do governo em gastar, sem austeridade. Precisamos de políticas públicas, porque temos uma população de pobres e miseráveis muito grande e os programas do governo são muito importantes para tentar minimizar o problema, mas está muito longo de obter resultados sustentáveis.
Na realidade, não bastam programas sociais, é preciso reformas profundas na política, na tributação, na administração pública, na segurança, na educação e na saúde. Parece que esqueci de algo, a sim, lembrei-me, a economia. Bem, nesse requisito, o governo do PT também teve lucidez não alterando o plano elaborado pelo seu antecessor. Mas, é preciso ajustes, porque a economia mundial flui num dinamismo muito intenso. Daí a necessidade de uma política de privatização inteligente e eficaz.
E você, concorda com a privatização do governo do PT?

Um comentário:

Anônimo disse...

Não tenho uma opinião formada sobre o tema. Sobre o tema privatizações, ainda na era FHC, a privatização da Vale do Rio Doce foi um crime. Vendida a preço de banana, ou como diria Evo Morales no caso do Acre: " trocada por um cavalo".
Isso não pode acontecer.