domingo, 31 de março de 2024

Ressurreição e renovação: celebrando a Páscoa Cristã


Está escrito:

“Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham e vejam o lugar onde ele jazia” (Mateus 28:6).

 

Na tradição cristã, a Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário religioso, comemorando a ressurreição de Jesus Cristo após sua crucificação, conforme narrado nos Evangelhos. A palavra “Páscoa” tem suas raízes na palavra hebraica “Pessach”, que significa “passagem”. Originalmente, a Páscoa era uma festa judaica que comemorava a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito e sua passagem da escravidão para a liberdade. Este evento é descrito no livro do Êxodo, no Antigo Testamento da Bíblia.


Mas, para nós, a Páscoa adquire um significado especial, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que, de acordo com os Evangelhos, ocorreu durante a época da Páscoa judaica. Assim, a Páscoa cristã está intrinsecamente relacionada à ideia de libertação, redenção e passagem da morte para a vida, simbolizando não apenas a vitória de Jesus sobre a morte, mas também a promessa da vida eterna para aqueles que nEle creem.


Assim, o Evangelho de Mateus 28:6 relata o momento crucial na fé cristã: a ressurreição de Jesus Cristo. Esta é a mensagem central da Páscoa para nós: a vitória sobre a morte e a confirmação da divindade de Jesus. Isso é muito significativo, porque a afirmação de que Jesus ressuscitou confirma sua promessa de que Ele se levantaria dos mortos. Isso valida sua autoridade como o Messias e o Filho de Deus.


Além disso, a frase “Venham e vejam o lugar onde ele jazia” sugere um convite para testemunhar a ausência física de Jesus no túmulo, reforçando a realidade da ressurreição. Aprove a Deus que as mulheres tiveram o privilégio de serem as primeiras a testemunharem a ressurreição de Jesus. Mateus relata que elas saíram daquele lugar amedrontadas, mas cheias de alegria e correram para anunciar aos discípulos de Jesus.


Na realidade, a ressurreição de Jesus é vista como o cumprimento das Escrituras do Antigo Testamento e como o evento central que dá significado à fé cristã. Há alguns textos bíblicos que confirmam esse argumento. Por exemplo, o Salmo 16:10, o salmista diz: “Pois não deixarás a minha vida no túmulo, nem permitirás que teu santo sofra deterioração”. Entende-se que o salmista fizera uma profecia da ressurreição de Jesus, assim como é afirmado nos sermões de Pedro em Atos 2:25-32 e Atos 13:35-37. 


Até Jesus utiliza o texto de Jonas 1-2 para prefigurar sua própria morte e ressurreição. Ele compara sua estadia no “ventre do peixe” por três dias e três noites com sua morte e ressurreição, conforme Mateus 12:40. A história de Abraão e Isaque no monte Moriá também é vista como uma prefiguração da ressurreição de Cristo. Assim como Deus providenciou um cordeiro para substituir Isaque como sacrifício, Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). São muitas evidências bíblicas que apontam para a ressurreição de Jesus e que estão enraizadas nas Escrituras.


Mas, teólogos ao longo da história têm oferecido insights valiosos sobre a ressurreição e seu significado. Por exemplo, Santo Agostinho refletiu sobre como a ressurreição de Cristo restaura a ordem original da criação e redime a humanidade da queda. Martinho Lutero enfatizou a justificação pela fé, argumentando que a ressurreição de Cristo é a garantia da aceitação divina para todos os que creem nEle.


Então, como podemos viver a Páscoa cristã nos dias de hoje?

1. Vivendo na esperança da ressurreição: a Páscoa não é apenas um memorial, mas uma realidade presente que molda nossa visão de futuro. Nós fomos chamados a viver com a certeza da ressurreição, sabendo que a morte não é o fim e que a vida eterna aguarda aqueles que estão em Cristo. Em 1Ts 4:13-18 descreve a esperança dos crentes na ressurreição dos mortos em Cristo e no arrebatamento daqueles que estiverem vivos quando Jesus retornar, sim, porque esse Jesus que foi morto e ressuscitou, Ele voltará para buscar os seus filhinhos e estaremos para sempre com o Senhor. Glória a Deus! 


2. Testemunhando a ressurreição: assim como as mulheres foram enviadas para proclamar a ressurreição de Jesus aos discípulos, os cristãos são chamados a ser testemunhas vivas da esperança que têm em Cristo. Isso envolve compartilhar o Evangelho com outros e viver vidas que reflitam a realidade transformadora da ressurreição. Ainda no Evangelho de Mateus 28:18-20, o texto mostra que Jesus, após sua ressurreição, comissionou seus discípulos a irem pelo mundo e fazerem discípulos de todas as nações. Logo, devemos compartilhar o Evangelho com outras pessoas, batizando-as e ensinando-as a obedecer aos ensinamentos de Jesus.


3. Vivendo em vitória sobre o pecado e a morte: a ressurreição de Cristo não apenas garante a vida eterna, mas também capacita os cristãos a viverem vidas de vitória sobre o pecado e a morte. Confiando na obra redentora de Cristo, os crentes são capacitados pelo Espírito Santo a viverem de acordo com os padrões do Reino de Deus. Em 1Coríntios 15:54-57, Paulo descreve como, através da ressurreição, aqueles que creem em Cristo serão revestidos de incorruptibilidade e imortalidade. A citação das palavras proféticas de Oséias 13:14, proferidas por Paulo, destaca a derrota definitiva da morte, que é o resultado do pecado. Essa vitória é possível apenas por meio de Jesus Cristo, que triunfou sobre a morte e o pecado por sua morte e ressurreição.


Portanto, a Páscoa é entendida como o fundamento da esperança cristã e da vida eterna porque, por meio da ressurreição de Jesus, Deus oferece perdão, reconciliação e vida eterna àqueles que creem nEle, garantindo assim a realização de sua promessa de salvação. Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Jesus Cristo, nosso SENHOR, por tão grande salvação!

 

Lembre-se: Rendam graças ao SENHOR, pois Ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Sola Scriptura - Solus Christus - Sola gratia - Sola fide e Soli Deo glória


 

Um comentário:

Anônimo disse...

A ressurreição de Cristo posso ilita a nossa esperança. Por meio dela somos capazes de sonhar com novo o Céu e nova Terra. Amém!