domingo, 23 de julho de 2023

Trazendo luz ao silêncio de Deus

 


Está escrito:

“A ti eu clamo, SENHOR, minha Rocha; não fiques indiferente para comigo. Se permaneceres calado, serei como os que descem à cova” (Salmos 28:1).

 

Desde tempos imemoriais, os seres humanos têm buscado respostas para as grandes questões da vida, como a existência de um ser supremo, o propósito da vida e a fonte de força e proteção. A religião tem desempenhado um papel fundamental nessa busca, fornecendo uma estrutura de crenças e princípios que orientam as pessoas em sua jornada espiritual. Nesse sentido, o Salmo 28:1, oferece uma perspectiva teológica rica e profunda sobre a fonte divina de força e proteção. Nesta reflexão, exploraremos os argumentos teológicos presentes nesse versículo e sua relevância para a compreensão da relação entre o homem e Deus.

 

As palavras proferidas no Salmo 28:1, expressam uma profunda confiança na presença de Deus como fonte de força e proteção. Neste versículo, o salmista está orando a Deus por ajuda. Ele diz que se Deus não responder, ele será como os mortos. Esta é uma metáfora para o fato de que o salmista sente que está perdendo a esperança. Ele não sabe o que fazer e precisa da ajuda de Deus. Então, vamos analisar os argumentos teológicos presentes neste versículo sob três aspectos:

 

1. A invocação ao SENHOR. Observe que o salmista começa sua oração clamando ao SENHOR. Essa invocação é um ato de fé, reconhecendo a existência de um Ser Supremo que tem o poder de responder as orações e suprir as necessidades humanas. O ato de clamar revela a busca pela comunhão com o divino e a dependência da orientação e auxílio de Deus. Então, “clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará” (Salmos 50:15).

 

2. A "Rocha" como símbolo de força e estabilidade. O salmista se refere a Deus como sua rocha. Esse símbolo tem um significado profundo na teologia bíblica. Uma rocha é uma estrutura sólida, imutável e que oferece proteção. Ao chamar Deus de sua rocha, o salmista reconhece que somente Ele é capaz de proporcionar segurança e estabilidade em meio às adversidades da vida. Deus é a base sólida a qual podemos construir nossas vidas. Assim, também podemos dizer: “O SENHOR é a minha fortaleza e meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refúgio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta” (Salmos 18:2).

 

3. A confiança na comunicação divina. O salmista expressa o temor de que Deus permaneça em silêncio, sem responder a seu clamor. Essa preocupação revela a importância da comunicação entre o homem e Deus. A busca pelo diálogo com Deus é um aspecto central da vida espiritual, pois é nesse encontro que encontramos orientação, consolo e força. A confiança na comunicação com Deus fortalece a fé e permite que a presença de Deus seja experienciada de forma pessoal e transformadora. O sábio diz: “Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).

 

Eu sei que não é fácil para ninguém passar por um momento de aflição e sentir o silêncio de Deus. É uma experiência desafiadora e angustiante. Eu vivi momentos extremos de turbulência emocional e é natural que, nesses momentos, busquemos respostas imediatas aos nossos questionamentos e receber um conforto espiritual. Você ora, clama, mas não acontece nada. Então, o que fazer diante do silêncio de Deus? Aqui estão algumas sugestões sobre o que fazer nesse cenário:

 

1. Permaneça firme na fé. É essencial manter a fé e a confiança em Deus. Não esqueça de que o silêncio de Deus não significa Sua ausência. Ele pode estar trabalhando de maneiras que não conseguimos compreender ou perceber no momento. Mas, continue buscando Sua presença e Seu propósito em sua vida, confiando que Ele está ao seu lado, mesmo que você não sinta ou ouça Sua resposta imediatamente. Gosto dessa exortação do apóstolo Paulo, quando diz: “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes” (1 Coríntios 16:13).

 

2. Busque a presença de Deus. Em vez de se concentrar apenas nas respostas ou no silêncio aparente, concentre-se em buscar uma conexão mais profunda com Deus. Isso pode ser feito por meio da oração, meditação, leitura da Bíblia ou participação em comunidades de fé. Ao invés de buscar respostas específicas, busque a presença de Deus e a paz que vem com Ele. Essa busca pode ajudar a fortalecer sua espiritualidade e trazer conforto mesmo em meio à aflição. O profeta Jeremias diz: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” (Jeremias 29:13).

 

3. Busque apoio espiritual e emocional. Em momentos difíceis, é importante não enfrentar tudo sozinho. Busque apoio do seu líder religioso ou conselheiro espiritual, amigos de fé ou pessoas de sua confiança que possam ajudá-lo a lidar com seus sentimentos e dúvida. Isso foi muito importante para mim. Compartilhar suas lutas e preocupações com outras pessoas nos traz conforto, perspectivas diferentes e encorajamento em nossa jornada espiritual. Paulo escrevendo aos Gálatas disse: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo” (Gálatas 6:2).

 

4. Aceite a incerteza e confie no plano divino. Nem sempre temos respostas imediatas para nossas aflições e dúvidas. Nesses momentos, é importante aceitar a incerteza e confiar no plano divino, sabendo que Deus está trabalhando em todas as coisas para o nosso bem. Lembre-se de que o tempo de Deus pode ser diferente do nosso, e Ele pode ter propósitos e planos que estão além de nossa compreensão no momento presente. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).

 

Lembre-se de que cada pessoa e cada experiência espiritual é única. O silêncio de Deus pode ser um convite para um crescimento espiritual mais profundo e uma confiança mais sólida em Sua presença, eu te digo isso porque tenho experimentado essa realidade em minha vida. Esteja aberto para aprender e crescer nesses momentos, confiando que Deus está ao seu lado, mesmo quando parece silencioso.

 

Lembre-se: Rendam graças ao SENHOR, pois Ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Sola Scriptura - Solus Christus - Sola gratia - Sola fide e Soli Deo glória

Um comentário:

Saemmy Albuquerque disse...

Deus tem o melhor para seus filhos.