domingo, 9 de julho de 2023

As exigências do SENHOR(YAHWEH)

 


Está escrito:

“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o SENHOR exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus” (Miqueias 6:8).

 

A Bíblia nos ensina que Deus é bom, aliás tudo que Deus criou é bom. A bondade é um atributo que revela o caráter de Deus. Mas, apesar de Deus mostrar o que é bom, Ele também faz algumas exigências. O texto do profeta Miqueias 6:8, refere-se aos mandamentos, princípios e diretrizes que Deus estabelece para a conduta e a vida dos Seus filhos. Essas exigências são fundamentadas na natureza e no caráter de Deus, revelados nas Escrituras Sagradas.

 

E o que Deus exige de nós cristãos nos dias de hoje? Os princípios de Deus são imutáveis, ou seja, foram aplicados ao povo de Israel no tempo do profeta Miqueias e são aplicáveis em nosso tempo, não somente para o Israel de hoje, mas também a Sua igreja dispersa em todo o mundo. Esse versículo sintetiza a mensagem teológica central de Miqueias e o que Deus exige de nós pode ser compreendida da seguinte forma:

 

1. Praticar a justiça – a ênfase é na importância da justiça social. Deus espera que as pessoas ajam corretamente e tratem todos com justiça, respeito e ética, especialmente, os mais vulneráveis e marginalizados da sociedade. Isso envolve agir com retidão e equidade, cumprindo os mandamentos de Deus e buscando a promoção do bem-estar e dos direitos dos outros. 

O Teólogo e Pastor R.C. Sproul, afirma que Deus requer de nós paixão pela justiça e pela retidão – não apenas um interesse teórico pela justiça, mas que façamos justiça.  Jesus repetiu essa prioridade quando sintetizou as bem-aventuranças dizendo: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). 

 

2. Amar a fidelidade – é uma expressão que pode ser entendida como um chamado para valorizar e praticar a lealdade, a confiabilidade e a fidelidade em nossos relacionamentos e compromissos. No contexto bíblico, a fidelidade é um atributo de Deus e é esperado que sejamos nós fiéis. Em outras versões bíblicas encontramos “ame a misericórdia” ou “aja com amor fiel” ou “ame com lealdade”. Perceba que são atributos de Deus. A lealdade é construída sobre o amor fiel, um amor que não se desintegra diante do primeiro insulto ou fracasso. O amor leal é um amor com o qual podemos contar (SPROUL, 2022). 

Portanto, amar a fidelidade implica em ser fiel e confiável em nossas palavras e ações, cumprindo nossos compromissos e promessas. Significa ser íntegro, honesto e verdadeiro em todas as áreas da vida, mantendo a palavra dada e demonstrando lealdade e confiança aos outros. O Salmista diz: “Pois o teu amor está diante dos meus olhos, e ando na tua fidelidade” (Salmos 26:3). Nesse versículo, o salmista expressa o seu compromisso em caminhar na fidelidade de Deus, reconhecendo o Seu amor como um modelo a ser seguido, isso implica em amar e valorizar a fidelidade como um princípio importante em nossa vida. 

 

3. Andar humildemente com Deus – neste versículo, Miqueias resume as expectativas de Deus para conosco. O chamado para “andar humildemente com o teu Deus” significa ter uma atitude de humildade, submissão e reverência diante de Deus. Para Spruol (2022), andar humildemente com Deus pressupõe que a pessoa entenda quem Deus é. Isso implica o reconhecimento de Sua autoridade soberana. Pressupõe que entendamos que nós somos criaturas e Ele é o Criador. Também resulta na devoção, comunhão, companheirismo – todas essas coisas sobre as quais se estabelece um relacionamento pessoal com Deus.

Esse versículo enfatiza ainda que a humildade é uma qualidade essencial para o relacionamento com Deus, pois nos lembra da nossa posição diante da santidade de Deus. Andar humildemente com Deus nos leva a buscar a Sua vontade, seguir os Seus caminhos e viver em comunhão íntima com Ele.

 

Do ponto de vista teológico, a compreensão dessas exigências do SENHOR baseia-se em algumas premissas importantes, a saber:

o   Santidade e justiça de Deus: Deus é santo e justo em todas a Sua essência. Suas exigências refletem Sua natureza perfeita e visam estabelecer um padrão elevado de retidão e santidade para os crentes.

o   Revelação nas Escrituras: Deus revela Suas exigências por meio da Bíblia, que contêm os mandamentos e princípios que ele estabeleceu para orientar a vida e o relacionamento humano.

o   Obediência e relacionamento com Deus: as exigências do SENHOR não são apenas regras arbitrárias, mas são um convite para um relacionamento íntimo com Deus. A obediência às Suas exigências expressa amor, confiança e submissão a Ele.

o   A graça e o perdão de Deus: embora as exigências do SENHOR apontem para a necessidade de santidade e justiça, também revelam a misericórdia e a graça de Deus. Ter essa compreensão nos leva a reconhecer nossa incapacidade de cumpri-las perfeitamente e a depender da graça e do perdão de Deus para sermos restaurados e reconciliados com Ele.

 

Em resumo, a reflexão no texto do profeta Miqueias nos chama a uma vida de justiça, fidelidade e humildade diante de Deus. Enfatiza a importância de agir corretamente em nossas relações com os outros, demonstrar compaixão e amor pelos que nos cercam e manter uma postura de submissão e obediência a Deus. Esses princípios têm implicações teológicas significativas, pois refletem o caráter de Deus e a maneira como Ele deseja que nós vivamos. 

 

Lembre-se: Rendam graças ao SENHOR, pois Ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Sola Scriptura - Solus Christus - Sola gratia - Sola fide e Soli Deo glória


Referência:

SPROUL, R.C. Em busca de significado: vendo a imagem de Deus no homem. São Paulo: Vida Nova, 2022. 

Um comentário:

Anônimo disse...

👏👏👏👏🙌