domingo, 12 de março de 2023

Esquecendo o passado e prosseguindo para o alvo


 

Está escrito:

13Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, 14prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13-14).

 

O trabalho missionário do Apóstolo Paulo é algo admirável, assim como seu testemunho de vida cristã. Mas, ele tinha consciência dos seus atos, bons ou maus, não eram suficientes para lhe garantir a salvação, nem tão pouco agradar a Deus, apesar de todo o zelo e perseguição sofrida por seguir a Jesus. Daí, afirmar que não alcançou a perfeição. Todavia, essa consciência não o paralisa, pelo contrário, o motiva a buscar o alvo nesse caminho longo a ser percorrido e ele toma duas decisões importantes que servem de exemplo para nós cristãos da pós-modernidade:

 

1.     “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás” – essa atitude é fundamental para quem quer seguir a Jesus. Não adianta ficar preso em lembranças e marcas dolorosas do passado. Há pessoas que preferem viver o presente agarrado as recordações do passado, criando em torno de si uma blindagem emocional, a fim de se esconder da realidade atual. Enquanto outros, se apegam ao passado por temer viver algo novo. Mas, seja qual for o caso, precisamos virar a página de nossa vida e escrevê-la olhado para o presente e com esperança de um futuro eterno. É preciso sair da inércia, o tempo não para, aliás ele está voando, a eternidade está próxima e tudo está em jogo. Não importa quais foram as decepções ou frustações do passado, o importante é superá-las, seja pelo perdão ou mesmo para manter a sanidade mental. Por isso, a Bíblia nos ensina sempre a abandonar o passado. “Jesus respondeu: ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lucas 9:62).

2.     “Prossigo para o alvo” – há uma versão da Bíblia na linguagem de hoje que usa o verbo “correr” ao invés de prosseguir. O sentido é o mesmo, o que o irmão Paulo está nos ensinando é que não devemos parar no meio do caminho para ficar remoendo coisas do passado, gerando ressentimentos em nossa alma, mas que devemos abandonar. O ato de correr exige esforço, eu gosto de correr, aliás corro quase todos os dias, nem que seja por 10 ou 15 minutos e mesmo assim percebo que todo músculo e nervo são estressados para produzir força na corrida. Na vida cristã temos que nos esforçarmos, correndo por nossa vida, correndo para o alvo.

 

Mas, o que significa “correr para o alvo”? como corredor, embora amador, quando estou correndo na pista de corrida ou na rua, procuro não me distrair com nada, a minha atenção está exclusivamente em um único objetivo, um único pensamento, que é correr para alcançar o ponto final da prova. O meu propósito é muito bem definido. Assim também deve ser em nossa vida cristã, correr para o alvo que é Cristo Jesus, Ele é o nosso prêmio.

 

O irmão Paulo desejava ganhar a Cristo e a perfeição Nele, da mesma forma nós devemos almejar a perfeição em Cristo, uma perfeição não só de confiar, mas de nos entregar em consagração da nossa vida. A corrida tradicional só serve para o nosso bem-estar corporal e emocional, mas a nossa corrida  espiritual é mais importante, por isso não devemos encher nossa mente com preocupações terrenas, prazeres momentâneos da vida ou qualquer outra coisa que nos tire o foco da nossa busca pelo alvo.

 

Todavia, para que isso aconteça, precisamos ter firmeza de propósito, fortalecer a nossa fé e buscar ardentemente o conhecimento da Palavra do SENHOR. Assim, como cristãos devemos buscar o crescimento em Cristo, para se assemelhar a Ele cada vez mais, crescendo em conhecimento através da leitura da Bíblia, ouvindo irmãos e irmãs que podem nos edificar com palavras de exortação, admoestação ou aconselhamento. 

 

Por isso irmão(ã), corra, não se contente em andar apenas, mas mostre sua paixão por Jesus correndo em sua direção, crescendo no seu relacionamento com Deus, orando todos os dias, compartilhando tudo com o Espírito Santo. Remova os obstáculos do passado e projete-se para as coisas que estão à sua frente, quais sejam, os planos de Deus e Seus propósitos.

 

Por fim, em nossa corrida espiritual devemos esquecer o passado e buscar o nosso alvo que é Cristo, ou seja, a perfeição que buscamos, só encontraremos Nele. Assim, irmão(ã) deseje de todo coração uma vida mais aperfeiçoada em Cristo Jesus, fixe o olhar Nele, pois além de ser o alvo, o seu prêmio é maravilhoso. Seguem algumas recomendações para você correr para o alvo:

·      Entregue sua vida totalmente a Jesus. Confie que Ele pode curar toda dor e decepções do seu passado;

·      Ore, peça a Deus que o ajude a esquecer as coisas ruins do passado e lhe traga a memória apenas aquilo que lhe dar esperança;

·      Peça perdão a Deus pelos erros do passado e, se possível, aqueles que te feriram e perdoe a si mesmo;

·      Converse com pessoas maduras na fé;

·      Leia a Palavra de Deus e busque ter um relacionamento mais próximo do SENHOR.


Ore comigo:

“Senhor Jesus, graças te dou por esta palavra. Ajuda-me Senhor na minha caminhada cristã a abandonar os pensamentos ruins do meu passado e ensina-me a manter o foco da minha vida em te conhecer. Ajuda-me a avançar pela fé na nova vida que tens preparado para mim. Em teu nome, oro! Amém!”

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

5 comentários:

Anônimo disse...

Estar em Cristo e gratificante, pois sempre temos um amigo.

Anônimo disse...

Excelente texto Deus e fiel

Anônimo disse...

Exçelente textó Deus e fiel

Anônimo disse...

Exçelente textó Deus e fiel

Saemmy Albuquerque disse...

Somente em Deus podemos deixar na cruz tudo que passou e alcançar misericórdia para uma nova vida.
Maravilhosa reflexão!