domingo, 19 de março de 2023

Atitudes que não agradam a Deus


 

Está escrito:

“A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-la” (Romanos 8:7)

 

Quando falamos de “mentalidade da carne”, pensamos em pecado e muitas vezes associamos a coisas terríveis como adultério, imoralidade sexual, libertinagem, orgias e outras coisas semelhantes. No entanto, existem várias atitudes comuns do dia a dia da vida cristã que são pecados e que não agradam a Deus. Mas, só pelo fato de acontecer de forma comum, muitas pessoas se tornaram insensíveis, mas isso não significa que não tem problema. Na verdade, todo pecado é ruim e devemos ter consciência dos nossos atos e pedir perdão a Deus quando nos dermos conta desse erro em nossa vida.

 

Na realidade, existem várias atitudes que não agradam a Deus e que as pessoas praticam sem se importar com as consequências delas. Então, que atitudes seriam essas? Vamos esboçar apenas quatro delas que são comuns em nosso cotidiano e que tem consequências espirituais e nas relações sociais:

 

1.     Egoísmo – conceitualmente, egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões e necessidades em primeiro lugar. Em outras palavras, o egoísta se coloca como prioridade em tudo que faz, ele só pensa em si mesmo. É o contrário do altruísta. É inconcebível que um cristão tenha esse tipo de atitude. Não foi isso que Jesus nos ensinou, aliás se Ele tivesse sido egoísta, todos nós estaríamos perdidos. O egoísmo é capaz de destruir relacionamentos e provocar conflitos. Somente quando buscamos o bem uns dos outros é que encontramos paz e felicidade. Todavia, nos dias de hoje, tão corrido e competitivo, é muito fácil se deixar levar pelo pecado do egoísmo. No entanto, a Bíblia nos ensina que, “onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males” (Tiago 3:16). Meus irmãos, nós nos preocupamos com tantas coisas, com nossos problemas, e nos esquecemos daqueles que estão desamparados precisando de alguém que lhe estenda a mão para ajudar a se levantar. De nada adianta dizer que é crente em Jesus Cristo, se não colocarmos os seus ensinamentos em prática. 


2.     Indiferença – a indiferença tem semelhança intrínseca com o egoísmo, mas se caracteriza por um estado de espírito em que a pessoa não sente inclinação, nem repulsa para com outro, objeto ou assunto. A pessoa que apresenta essa atitude é desprovida de empatia, para ele os sentimentos, estado e as necessidades das outras pessoas não importam. Essa atitude é terrível! É verdade que não podemos resolver os problemas de todo mundo, mas o mínimo que podemos fazer, enquanto cristãos, é ter compaixão do sofrimento dos outros. Para mim, a indiferença é sinal da falta de amor e de Deus na vida do cristão. O apóstolo João afirma: “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (1João 3:17).


3.     Mentira – nos dias de hoje em que se convive com as chamadas “fakenew”, notícias falsas e da “liberdade de expressão” para disseminar mentiras, o ato de mentir parece uma coisa tão pequena, sem importância, mas que é muito destrutiva. Para a Bíblia não há diferenciação entre mentirinha e mentirona. Para Deus mentira é mentira. Mentir é faltar com a verdade. Aliás, a Bíblia ressalta que o diabo é o pai da mentira (João 8:44), mas Jesus é a verdade. Essa atitude muitas vezes vem naturalmente, mas o fato é que não agrada a Deus e devemos sempre falar a verdade com amor. Saiba que a mentira é algo pernicioso, além de destruir relacionamentos e causar injustiça, ela pode até matar, a Bíblia mostra o exemplo que aconteceu com Ananias e Safira em Atos 5:3-5. Deus se aborrece com a mentira, de forma que Jesus quando esteve entre os homens, disse: “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno” (Mateus 5:37). Saiba que Deus não se agrada das pessoas que difamam os outros, porque quando alguém pratica essa atitude, está sendo injusto. Deus também abomina pessoas manipuladoras. Muitas amizades e relacionamentos conjugais foram destruídos por causa de palavras mentirosas. Pode ter certeza de uma coisa: “O SENHOR odeia os lábios mentirosos, mas se deita com os que falam a verdade” (Provérbios 12:22).


4.     Rebeldia – Deus diz na Bíblia que rebeldia é pecado, conforme 1Samuel 15:23: “Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria...” Perceba que Deus detesta a feitiçaria e igualmente a rebeldia, ambas são ruins e abomináveis. Rebeldia é pecar contra Deus de propósito, com intenção de desobedecer. Mas, quantas vezes nos rebelamos contra Deus por coisas pequenas? Basta que uma oração não seja atendida ou um plano que foi frustrado para que nos revoltemos e fiquemos murmurando e até duvidando do poder e da bondade de Deus. Mas saiba que esse é um pecado grave. Nós não sabemos de nada, somos incapazes de enxergar um palmo diante do nosso nariz e achamos que somos alguma coisa e que sabemos o que é melhor para nós. Esse pensamento é uma armadilha mortal que só nos traz problemas. Fazer a vontade de Deus é sempre a melhor opção. Deus não se agrada dessa atitude porque faz mal a nós e as pessoas a nossa volta. Deus quer nosso bem. Ele se agrada quando nos arrependemos de nossos pecados e saiba que Ele está sempre pronto a perdoar. Aleluia!

 

Essas foram as quatro atitudes que não agradam a Deus. Certamente, que há muitas outras, mas quis focar nestes por serem corriqueiro no dia a dia. Se você os tem praticado, abandone-os o mais rápido possível. Deus te ama e quer que você viva em comunhão com ele. Só o SENHOR pode mudar a sua vida.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

 

Nenhum comentário: