domingo, 14 de fevereiro de 2021

Tome uma atitude


 

Está escrito:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus (Filipenses 2:5)

 

Hoje, vamos refletir sobre atitude. O que significa atitude? Atitude é a maneira como agimos e reagimos. A forma como nos comportamos diante das situações, nossa conduta, o saber se portar. Em outras palavras, é um conjunto de competências que faz uma pessoa ter atitude, a saber: confiança, respeito, segurança, autoridade, positividade, entre outros.

 

Então, nossas atitudes podem influenciar as pessoas, inclusive na condução da salvação em Cristo Jesus, uma vez que, ser cristão é refletir Jesus através das nossas escolhas e da nossa maneira de se comportar. Por essa razão, o apóstolo Paulo exorta os crentes de Filipos para que eles tivessem a mesma atitude de Cristo (Fl 2:5). Mas, que atitudes tinha Cristo para que possamos ter as mesmas atitudes? Jesus era um homem de atitude e seu exemplo está explícito nos Evangelhos. 

 

Assim, para seguir o padrão de Cristo, precisamos conhecê-lo, estudar os evangelhos, buscar na fonte primária aprender a maneira de ser de sua conduta. Mergulhemos nas águas profundas do conhecimento de Cristo para aprendermos e vivermos com as mesmas atitudes cristocêntricas, por meio do Espírito Santo nosso consolador e transformador de nossas atitudes. Na verdade, não basta apenas ouvir falar dele ou ser ensinado de acordo com a verdade que está em Jesus, é preciso tomar uma atitude e viver na prática o que Ele ensinou e demonstrou, pois “aquele que afirma que permanece nele deve andar como ele andou” (1 João 2:6).

 

Das atitudes de Jesus, vamos destacar apenas três para que possamos ser desafiados a ter as mesmas atitudes, com ajuda do Espírito Santo em nossas vidas:

 

1.     Atitude de humildade – Jesus é o modelo a ser seguido em termos de humildade, ele disse: “aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração” (Mateus 11:29). Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, assumindo seu papel social com responsabilidade, sem arrogância, prepotência, soberba, sem se achar o “cara”, o melhor de todos, o “tal”. Não, Jesus era simples e convivia com pessoas simples e a todos tratava de igual modo, ou seja, com amor fraternal. “Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito” (Isaías 57:15). Permita ser a habitação do Alto e Sublime.

2.     Atitude de obediência – Jesus foi obediente aos propósitos de Deus e os cumpriu até a morte. “E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:8). Observe que não foi uma morte qualquer, a cruz era o pior tipo de sofrimento que levava a morte o sentenciado. Jesus levou sobre si as nossas culpas e pregou-as na cruz para nos redimir. No entanto, a obediência a Palavra de Deus para nós é promessa de bênçãos. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra (Isaías 1:19). Quer ser abençoado, tome uma atitude de obediência ao Senhor.

3.     Atitude de servo – Jesus veio para servir e serviu a todos, ele esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens (Filipenses 2: 7). Jesus quebrou todos os paradigmas sociais e inverteu as posições, isso causou espanto e confusão entre os religiosos e até mesmo entre seus discípulos. Jesus disse: “quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo” (Mateus 20:26). E disse ainda, “se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos” (Marcos 9:35). No reino de Deus a ordem social é inversa ao contexto da sociologia do mundo contemporâneo.

 

Por fim, não há uma receita de bolo para seguirmos como atitudes que devemos desenvolver para sermos semelhantes a Cristo. O fato é que temos de buscar o enchimento do Espírito Santo que trabalha em nós e por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus (Romanos 5:2). Tudo na vida é um aprendizado e precisamos exercitar nossa força de vontade. Ter atitude exige de nós travarmos uma batalha permanente, mas é fundamental para qualquer pessoa que busca crescer no conhecimento e na prática cristã, para no fim dizer como disse o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2Timóteo 4:7).

 

Lembrem-seDeus é bom; seu amor dura para sempre.

3 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

As atitudes de Cristo podem ser seguidas em todas as circunstâncias da vida e seremos sempre bem sucedidos.

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

"Um menino nos nasceu, um Filho se nos deu...e o Seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Ia.9:6)


Saemmy Albuquerque disse...

Amém! Como está escrito: "...até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo." (Efésios 4:13)