domingo, 21 de fevereiro de 2021

O anjo



Está escrito:

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Salmos 34:7

 

O Salmo 34 foi escrito pelo rei Davi. O título do salmo é “O senhor é bom!”. O contexto em que Davi escrevera essa declaração aponta para um momento muito difícil de enfrentamento diante do rei filisteu em Gate antes da fuga para a caverna de Adulão. Por tudo que ele passou, Deus em sua misericórdia, lhe deu livramento. 

 

A ordenação de Deus aos seus anjos para proteger alguém também aparece no Salmos 91:11 “Porque aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que guardem você em todos os seus caminhos”. Como fica claro no texto bíblico, Deus protege aqueles que o amam. Aliás, Deus diz: “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; eu o protegerei, porque conhece o meu nome” (Salmos 91:14). Não sei se você percebeu um detalhe no  texto bíblico, é que o verbo se encontra no singular e na primeira pessoa. Ou seja, Deus se mostra num relacionamento pessoal conosco. 

 

Então, a questão para refletirmos é a seguinte: Será que tenho me apegado a Deus com amor? Se a resposta for sim, posso ter a certeza de que sou filho de Deus e estou protegido pelo Anjo do Senhor, porque tenho conhecimento de Deus e Ele me livra de todo o mal. É preciso ter essa convicção em nossa mente. O Senhor Jesus foi tentado no deserto e o diabo pôs dúvida quanto a sua filiação, e disse: “Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem” (Lucas 4:9-10). Observe que o inimigo cita o Salmos 91:11.

 

Portanto, é maravilhoso saber que Deus nos protege e nos livra do mal. A Bíblia mostra várias passagens com a expressão “Anjo do Senhor” e todas as vezes que isso ocorreu foi para manifestar ações especiais que o próprio Deus ordenou por sua soberana vontade e amor. Isso nos faz acreditar que os anjos do Senhor estão a serviço dos filhos de Deus. Nesta constatação há pelo menos dois princípios:

1.     Acampamento (O anjo acampa) – a palavra acampar significa estabelecer no campo, assentar arraial. Ou seja, temos uma entidade celestial que não podemos ver, mas que está conosco sempre. Os anjos são “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1:14). Quem herdarão a salvação? Os filhos de Deus. Além disso, temos em Cristo, o Espírito Santo, Deus habita com seu povo, guardando-o, livrando-o e fortalecendo-o em todas as situações.

2.     Temor (Aqueles que o temem) – a palavra temer, não é no sentido de ter medo de Deus, mas sim de obedecer a Deus. Quando obedecemos a Deus alcançamos tudo o que Ele tem reservado para nós. Porém, quando não obedecemos perdemos aquilo que Ele tem de melhor para nós. Deus é o fiel guarda daqueles que o temem, conforme está retratado no Salmos 121.

 

Desse modo, é importante destacar que a proteção de Deus está vinculada a nossa filiação e obediência aos valores e princípios ensinados por Jesus Cristo. Assim, podemos ter a certeza de que Deus cuida e protege os seus, e por diversas vezes, Ele manifesta esse cuidado e proteção por meio do ministério dos anjos. Porém, o fato de termos esse conhecimento de que os anjos do Senhor cuidam dos filhos de Deus, não significa que estejamos imunes aos problemas e adversidades que a vida nos oferecer. Mas, nos dar a consciência de que aconteça o que acontecer Deus está conosco e cuida de nós, e muitas vezes isso ocorre por intermédio de seus anjos que estão acampados ao nosso redor.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Quase diariamente milhares de crentes, em diferentes partes do mundo são afligidos. Mas, como eles, podemos nos apegar às promessas de proteção divina. A presença dos anjos de Deus, magníficos em poder, velam por nós em momentos de provações e incertezas. Deus nos ama!

Saemmy Albuquerque disse...

Amém. O Senhor prometeu que nunca nos deixaria, nunca nos abandonaria
"Nunca o deixarei,
nunca o abandonarei". (Hebreus 13:5)