terça-feira, 4 de setembro de 2012

O filho pródigo

Uma das parábolas mais fascinantes narradas por Jesus que impressiona a todos quanto ouvem é a estória do Filho Pródigo ou Perdido -Lucas 15:11-31. Nessa narrativas podemos distinguir duas características distintas, o filho e o Pai. 
O filho representa o homem rebelde, egoísta, amante dos prazeres e de toda concupiscência. Ele disse ao Pai: "quero a minha parte da herança", ou seja, aquilo que lhe pertencia e, ambiciosamente, queria realizar seu projeto de vida longe dos olhos do pai e da sua casa. Mas, um fato nos chama a atenção, é o perfil do Pai, que simboliza o próprio Deus. Aquele pai amava o filho, mas mesmo amando e sofrendo a dor da separação e sabendo dos riscos que a aquele filho iria sofrer, Ele não amarra o filho. Deus é assim: sempre respeita nosso livre arbítrio, Ele nos dá liberdade para fazermos as nossas escolhas. Deus não força ninguém, nem obriga. Deus não é um ditador. Deus não deseja que você o adore por obrigação ou pela força. Deus quer pessoas livres, que o adorem em espírito e em verdade, e somente por amor.
Outro detalhe muito importante, o filho desistiu do pai, mas Deus é um Pai que nunca desiste de seus filhos. Aconteça o que acontecer Ele nos ama e tem cuidado de nós. Então, porque nós desistimos Dele tão facilmente? Por causa da nossa rebeldia e dureza de coração. Quisera tivéssemos uma coração semelhante ao do Pai. Através dessa parábola, percebemos Deus-Pai observando o filho ao longo do caminho e esperançoso, aguarda seu retorno. Este é o nosso Deus-Pai! Você pode até desistir de Deus, mas Deus te ama assim mesmo e nunca desistirá de você!
Quando aquele filho percebeu que a vida nos prepara surpresas inesperadas, caiu em si, tomou consciência de que tomará a decisão errada. Ainda é tempo de cair em si e compreender que nossa vida sem Deus é um risco incalculável. Portanto, em quanto está em tempo, lembra-te do teu criador e volta a casa do Pai. Ele está de braços abertos para ti receber, tal como aquele jovem da parábola. É interessante observar o texto da parábola que quanto o pai viu de longe o filho, cheio de compaixão, Ele correu para abraçá-lo e beijá-lo (Lc15:20). Que amor é esse que excede todo o entendimento, o amor de Deus-Pai.
Deus quer abraçá-lo e beijá-lo também. O Pai não quis nem ouvir as explicações do filho, porque quem volta para Deus é porque se arrependeu e quem se arrepende não tem nada a dizer, pois está justificado em Cristo Jesus, o Senhor. Deus quer te receber como filho e oferecer uma festa nos céus, porque Deus não tem prazer em expor seus filhos à vergonha, a queda, ao fracasso. Ele é um Deus de amor, de Graça e de Misericórdia.  

Nenhum comentário: