segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Motivação de mão dupla


O presente século se caracteriza pela era do conhecimento em todas as áreas e da valorização do ser humano. Aliás, nunca se publicou tanto a respeito dessa temática no mundo corporativo. Mas, o que nos chama a atenção nesse cenário é que o conhecimento e valorização humana no trabalho não têm efeito positivo se não houver motivação.
Para conseguir profissionais verdadeiramente empenhados, além do treinamento é preciso que ele esteja motivado. Quando se trabalha com profissionais motivados, todos ganham no ambiente organizacional, do contrário todos perdem o colaborador, a equipe de trabalho e a organização. Por essa razão, muitos investimentos são aplicados nas corporações para mover os profissionais ao sucesso. Porém, para se obter resultado satisfatório é preciso o envolvimento das duas partes: a empresa e os profissionais.
O papel estratégico da empresa é desenvolver ações direcionadas a motivação do pessoal. Ela tem que tomar a iniciativa de promover os meios necessários para estimular o crescimento motivacional entre os parcipantes da corporação. Por outro lado, cabe aos colaboradores fazer a sua parte no processo de construção de um clima organizacional motivador. Assim, para que de fato se concretize as ações motivacionais, é preciso que o colaborador esteja engajado e comprometido com o que faz. É necessário identificar os colaboradores que demonstram vontade e interesse de participar dos resultados da empresa.
De forma que, é preciso estar atento às necessidades e ao desempenho da equipe, a fim de criar oportunidades para reconhecer o trabalho dos colaboradores. 
Em todo momento, sempre é tempo de expressar palavras de estímulo e reconhecimento, por exemplo: parabéns! muito obrigado! eu sabia que você conseguiria! Numa época de grande competitividade temos que criar laços que una e conquiste o colaborador para fazer parte do todo corporativo na busca da excelência. 

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