terça-feira, 31 de agosto de 2010

Gestão do conhecimento


Neste mês de agosto concluímos o projeto PIBIC/CNPq, com a participação de uma estudante do curso de Enfermagem, na qual desenvolvemos o projeto intitulado: "Gestão do conhecimento: uma perspectiva de enfermeiros em unidade hospitalar".
Segue o resumo do relatório de pesquisa:
O presente estudo tem o objetivo de identificar o conhecimento e as habilidades necessárias para o enfermeiro exercer suas funções e analisar o conteúdo identificado e relacioná-lo com a vivência prática. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo envolvendo dois hospitais públicos do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. A amostra foi composta por 105 enfermeiros, sendo 75 do hospital 1 e 30 do hospital 2. Os dados foram coletados através de um questionário constituído de três etapas: dados relacionados ao conhecimento considerado importante, as habilidades e o déficit de conhecimento. Análise foi realizada com base na ferramenta estatística e o uso de software. Concluiu-se que os enfermeiros consideram como conhecimento mais importante para desenvolver a prática profissional a: humanização, administração da qualidade, exame físico, sistematização da assistência de enfermagem, ética em saúde, educação continuada e relações humanas. As habilidades percebidas como mais importante para o exercício de suas funções foram: habilidades para tomar decisão, para lidar com pessoas, técnica, habilidade de trabalhar em equipe. Os enfermeiros possuem pouco conhecimento em relação aos temas que eles consideram mais importantes para o desenvolvimento de suas funções profissionais no ambiente de trabalho. Semelhantemente aconteceu com o conhecimento considerado menos importante para o desenvolvimento da prática de enfermagem: administração de conflitos, auditoria em enfermagem, custos e produtividade, teorias de enfermagem entre outros. Logo, o conhecimento que eles possuem foi por eles considerado como sendo pouco importantes para o desenvolvimento da prática profissional. 

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