quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Ser ético na profissão e na vida

A ética tem sido um tema muito discutido na sociedade, nas empresas, nos parlamentos, nas igrejas e nas academias. No entanto, a relação entre os discursos eloquentes e a prática há uma grande distância, um abismo, uma grande lacuna. Mas, o que acontece com as pessoas que não conseguem conexão entre a teoria e a prática em termos de ética? Porque a ética faz parte do caráter do indivíduo, de sua personalidade. São princípios e valores incorporados que se tornam intrínsecos. Nesse caso, os princípios éticos fazem parte do interior da pessoa. Portanto, quem é ético na vida, é ético na profissão e nos relacionamentos sociais.
A ética envolve uma vida regrada dentro de princípios sociais e obediência as normas estabelecidas pelo meio onde se está inserido. A ética não exige perfeição, mas o desejo e ao mesmo tempo o dever de fazer a coisa certa, legal, íntegra e justa, ou seja, é praticar uma ato que conduza o bem comum.
Infelizmente, o mundo sofre as consequências da falta de ética na vida das pessoas e como tudo que se planta colhe, os frutos desse mal afetam até a vida de inocentes. Ética é algo que todos precisam ter e viver, porque não adianta o discurso, é preciso atitude.
Ser ético começa em nós mesmo, reflita sobre seus atos e suas atitudes, você tem sido ético em todos as esferas de sua vida, nos relacionamentos sociais e profissionais. Esteja certo que isso terá repercussões no seu futuro. A ética está dentro de você, é a sua capacidade de ser e fazer as coisas por você e pelos outros. Portanto, tenha atitudes que demonstrem que você é um ser humano ético que pode ser reconhecido por todos pelo seu exemplo de pensar e de fazer.

Nenhum comentário: