quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Interacionismo simbólico - Última parte

Os estudos orientados pelo interacionismo simbólico mostram que não existe uma visão que seja exclusiva dessa abordagem, em virtude da multiplicidade das coisas originadas nos seus conceitos ou conjecturas. Embora a teoria tenha ampla aplicação, falta unificação nos métodos e nos achados, cada pesquisador procura seguir um caminho, de acordo com a direção imposta pelo estudo.
Os conceitos centrais que servem de base a respeito do interacionismo simbólico são:
a) Símbolos - são objetos sociais usados pelo ator para representação e comunicação. Só é símbolo quando expressa um significado (uma representação), uma intencionalidade.
b) Self - significa que a pessoa pode ser objeto de sua própria ação, ou seja, objeto de si própria. O self é um objeto social através do qual o indivíduo age.
c) Mente - é um processo social que se manifesta sempre que o indivíduo interage consigo próprio usando símbolos significantes.
d) Interação social - é construída a partir da ação social, onde as pessoas são vistas como atores que se relacionam, comunicam-se e interpretam uns aos outros.
e) Sociedade - é toda atividade grupal que se baseia no comportamento cooperativo.
Dessa forma, o interacionismo é uma ferramenta teórica que possibilita a compreensão do fenômeno de uma maneira mais ampla, além de revelar e apontar um significado resultante da interação social.

Um comentário:

Doraly.20mg disse...

A mente, para Mead, está relacionada a interpretação que cada pessoa atribui a situação externa? Ou seria o self?