domingo, 18 de junho de 2023

Verdades irrefutáveis

imgres
 

Está escrito:

“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32)

 

A frase “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” é uma das mais famosas ditas por Jesus Cristo e foi registrada no Evangelho de João. Essa declaração é uma afirmação poderosa sobre a natureza da verdade e sua relação com a liberdade.

 

Penso que, ao dizer isso, Jesus estava se referindo à verdade espiritual, que é o conhecimento da vontade de Deus e do propósito divino para a humanidade. Ele estava dizendo que, ao compreender essa verdade, as pessoas podem encontrar a verdadeira liberdade, que não pode ser encontrada em qualquer outra fonte. 

 

Certamente, que a verdade pode libertar as pessoas de várias formas: libertando-as de suas crenças e pensamentos limitantes, de suas emoções negativas, de seus medos e de suas amarras emocionais. Só a verdade de Cristo pode permitir que as pessoas encontrem a paz, a felicidade e a realização em suas vidas.

 

Diante o exposto, apontarei apenas cinco verdades irrefutáveis que podem contribuir para sua reflexão de vida:

1. Você vai morrer – a morte é um tema central na teologia e em diferentes tradições religiosas. Na perspectiva cristã, a morte é vista como uma consequência do pecado original, introduzido no mundo pela desobediência de Adão. A Bíblia afirma que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23), e que todos os seres humanos são mortais porque estão sujeitos a essa penalidade. A morte vem para todos e dessa vida não levamos nada de material, nascemos, crescemos e morremos. Isso é um fato, é uma verdade irrefutável.

Entretanto, a teologia cristã ensina que a morte não é o fim absoluto da vida humana. A ressurreição é uma crença central na fé cristã, que afirma que, após a morte, o corpo humano será ressuscitado, assim como aconteceu com Jesus Cristo. Essa ressurreição é considerada um evento sobrenatural, realizado por Deus, e que dará origem a uma nova vida “a vida abundante”, isto é, eterna.


2. Você é pecador – na perspectiva teológica cristã, o pecado é entendido como uma transgressão da vontade de Deus. O pecado é considerado uma ofensa contra Deus e uma violação da sua lei moral. A Bíblia afirma que todos os seres humanos pecam e estão sujeitos à consequência do pecado, que é a morte, por isso a morte é uma verdade irrefutável, daí o apóstolo Paulo afirmar: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). 

A teologia cristã também ensina que o pecado é uma condição inerente à natureza humana e é conhecida como pecado de origem, ou seja, é uma condição transmitida de geração em geração e é uma consequência da queda de Adão. Nós não temos escolha, já nascemos como DNA do pecado, por isso todos os seres humanos nascem com a tendência ao pecado e são incapazes de se salvar a si mesmos. 

No entanto, há esperança, a teologia cristã ensina que a solução para o pecado, é a salvação em Jesus Cristo em que fomos justificados por meio da fé e do arrependimento recebemos o perdão de Deus, por sua graça e misericórdia.


3. Tudo muda e nós também mudamos – o apóstolo Paulo em Romanos 2:12, afirma: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Este versículo é uma exortação e serve como um chamado para que nós sejamos diferentes das pessoas do mundo e sejamos transformados pela renovação da mente. Paulo está enfatizando que a vida cristã deve ser uma vida de mudança e transformação, e não de conformidade com os padrões do secularismo.


4. É impossível agradar a todos – essa verdade também é incontestável. Na perspectiva teológica, é impossível agradar a todos porque vivemos em um mundo caído e pecaminoso, em que as pessoas têm opiniões, crenças, valores e interesses diferentes. Além disso, a Bíblia ensina que todos os seres humanos são pecadores e, portanto, estão sujeitos a falhas, erros e limitações. Essas diferenças e imperfeições humanas fazem com que seja impossível agradar a todos o tempo todo. 

Todavia, a Bíblia ensina que agradar a Deus deve ser o objetivo principal da vida cristã - “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1:10). O texto deixa claro que o cristão deve ser fiel aos seus valores e convicções de fé, mesmo que isso signifique desagradar outras pessoas.


5. A salvação é obra de Deus do começo ao fim – não há controvérsias nessa verdade, a salvação é obra de Deus, porque é um ato de graça divina e não depende das obras ou méritos humanos. De acordo com a teologia cristã, a salvação é um processo que começa com a iniciativa de Deus e é concluído por Ele. A Bíblia ensina que Deus é o autor da salvação e que Ele escolheu salvar o homem por meio de Jesus Cristo. “Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Efésios 1:4-5).

A salvação começa com a eleição divina, que é um ato divino baseada na graça de Deus e não em méritos humanos. Deus nos chama ao arrependimento e à fé em Cristo Jesus. Como diz o apóstolo Paulo: “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2 Tessalonicenses 2:13).

 

Em resumo, as verdades acima mencionadas são irrefutáveis quer você seja Teísta ou Ateísta. A verdade liberta porque é a realidade objetiva da vida que livra as pessoas da ignorância e do engano, ela liberta as pessoas do medo, da ansiedade e da insegurança. Obviamente que existem outras verdades, mas as cinco destacadas acima são capazes de despertar a consciência e procurar viver de acordo com a realidade e experimentar a liberdade em Cristo que vem de viver em verdade.

 

Lembre-se: Rendam graças ao SENHOR, pois Ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Soli deo gloria

Um comentário:

Anna Rosa disse...

Excelente texto....Excelente reflexão. A verdade é uma só.