sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Andar como Ele andou



Está escrito: "Aquele que afirma que permanece Nele deve andar como Ele andou" 1João 2:6 NVI


Muitas pessoas que se denominam cristãs, independentemente da denominação religiosa, quer sejam católicas, protestantes ou evangélicos, espíritas e outras, têm experimentado uma religiosidade que não reflete o real sentido do termo cristão.  

O apóstolo João exorta os cristãos a permanecerem em Cristo e vai além, ao afirmar que deveriam andar como ele andou. Em outras palavras, todo cristão, em sua essência deve andar neste mundo a semelhança de Jesus. Mas, o que caracterizou o andar de Jesus na Palestina antiga? Como ele andou entre homens pecadores? Vejamos algumas características do andar de Jesus que devemos imitar:

a) Ele era humilde e manso de coração - "aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração"  Mateus 11:29. Jesus deu exemplo de humildade e mansidão. Quando foi maltratado e violentado não revidou, como cordeiro não abriu a boca diante dos seus algozes. "Eu era como um cordeiro manso levado ao matadouro" Jeremias 11:19. 

b) Era obediente ao Pai - Jesus foi obediente até a morte para cumprir o plano redentor proposto pelo Pai. Ele disse: "- Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém, que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres" Lucas 22:42. O que importava naquele momento era fazer a vontade de Deus, isso é obediência plena.

c) Era conhecedor das Escrituras - quando Jesus foi batizado se dirigiu ao deserto e permaneceu por quarenta dias em jejum e oração, após esse tempo sofreu várias tentações, mas sempre era vencedor por citar textos das Escrituras sagradas. Por isso, Jesus orando ao Pai disse: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" João 17:17. O Salmista disse no Salmo 119:11 - "Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti."

d) Era amoroso - Jesus foi exemplo de amor as pessoas e amor a Deus, aliás, o apóstolo João no capítulo 3 e versículo 16, afirma o texto mais conhecido da Bíblia, "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna".  Ele amou a todos até o fim e no momento de profundo sofrimento pediu perdão aos seus opressores. João 13:1 - "...tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim". 

São tantas coisas que devemos aprender com Jesus que só um relacionamento contínuo com o Senhor, através de uma vida de busca na Palavra, meditação e oração podemos ser capazes de andar como ele andou. Se somos cristãos devemos aprender com Jesus a nos relacionarmos com Deus e com as pessoas em nossa volta, a fim de permanecermos nele e andar como ele andou.

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.                     
  

Nenhum comentário: