domingo, 3 de agosto de 2014

As exigências da Fé

"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." Hebreus 11:6

Fé é uma palavra monossílaba de grande impacto na vida do homem e sua relação com Deus. Fé tem o sentido de crer em Deus, mas fé é mais do que isso. A fé é exigente. Como posso ter certeza da fé que tenho? Vejamos o que vem a seguir:
a)     A fé exige esforço – nenhuma conquista se alcança sem esforço, energia e muito trabalho. Certa ocasião Jesus estava em Cafarnaum e uma multidão foi ao seu encontro e vieram alguns homens trazendo um paralítico. Como não podiam levá-lo até Jesus, removeram parte do telhado do lugar onde Jesus estava e tentaram baixar a maca com o paralítico deitado. Vendo a fé deles, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”, depois disse: “Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa” (Marcos 2:3-11). O que podemos aprender com este fato? É que a fé para ser confirmada exige esforço, é preciso fazer a nossa parte com todo desprendimento e luta.
b)     A fé exige determinação – para ser um vencedor e desenvolver a fé é preciso ser determinado, ou seja, permanecer firme num propósito, isso é fundamental diante das dificuldades que temos de enfrentar no dia-a-dia. Foi a determinação que fez a fé daquela mulher que sofria por muitos anos com uma hemorragia, porém ao saber que Jesus passava enfrentou a multidão e a determinação movida pela fé a fez acreditar que se tão somente tocasse nas vestes de Jesus, certamente ela seria curada (Mc 5:25-29). A determinação é a força que faz tornar possível o impossível para muitas pessoas, graças à fé de alguém que sonha e deseja.
c)      A fé exige coragem – só os corajosos, aqueles que têm firmeza de espírito e intrepidez são vencedores. Coragem é não ouvir os conselhos de pessoas próximas a você quando esses conselhos o distanciam de quem você é e de seus objetivos. Os sonhos requerem coragem. Se Jairo, um dos dirigentes da sinagoga, não tivesse tido coragem de colocar em risco seu status indo buscar a Jesus para curar a sua filha, ela certamente teria morrido. Mas, ele não deu ouvido a ninguém e foi ao encontro de Jesus com fé e coragem (Marcos 5:22-23).
d)     A fé exige perseverança – perseverar é a capacidade de aguentar ou manter-se firme na fé diante das dificuldades, mas com esperança, a fim de obter a conquista. Foi assim com o cego Bartimeu (Marcos 10:46-48), a mulher cananéia (Mateus 15:21-23) e os dois cegos que seguiram Jesus (Mateus 9:27-28).

Assim, diante do exposto, podemos concluir que as nossas conquistas são produtos de uma fé que exige esforço, determinação, coragem e perseverança. Como disse Jesus: “Se tu podes crer...” (Marcos 9:23)