quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Chamados para vencer

Todos nós nascemos para vencer, mas nem sempre a vitória acontece na frequência que desejamos, ora ganhamos, ora perdemos. Uma das histórias que mais me fascina, é a de José, filho de Jacó, que se tornou governador do antigo Egito.
José tinha um sonho e acreditava na revelação de Deus para sua vida, mas não sabia que teria de enfrentar muitos desafios até alcançar a vitória esperada. Das muitas lutas que o desafiou podemos destacar:
a) O ódio e o ciúme dos irmãos - José sofreu o que hoje chamamos de bullying. Cada sonho que contava aos irmãos crescia mais a irritação dos seus irmãos até chegar ao ponto de querer matá-lo, mas acabou sendo vendido como escravo.
b) A tentação - comprado como escravo, José foi assediado pela esposa do seu senhor que por diversas vezes tentará seduzi-lo, sem sucesso. Finalmente, ela consegue vingar-se e o entrega para a prisão.
c) A injustiça - enfrentar uma pena injustamente é um grande desafio que abala o emocional qualquer um. O jovem José teria todas as razões do mundo para se sentir o mais infeliz dos homens, mas não murmurou, nem reclamou de Deus. Continuou firme na sua simplicidade, humildade e confiança em Deus.
d) O esquecimento - José na prisão interpreta o sonho do padeiro e do copeiro do faraó. O copeiro do rei foi solto, mas esqueceu de ajudar a José a sair da prisão.
e) O silêncio de Deus - o tempo passava naquele lugar de sofrimento e de morte. José estava só, embora Deus estivesse com ele, mas não lhe dava qualquer sinal de que poderia esperar a liberdade.
Muitas vezes, em nossas lutas enfrentamos muitos desafios, alguns até semelhantes aos de José, mas Deus nunca esquece de nós. Disse Jesus, estarei convosco todos os dias, essas palavras são um consolo para quem está passando por lutas em busca da vitória. Mas, o que fazer enquanto ela não chega? Permaneça firme na fé e no temor do Senhor. Espere com paciência em Deus e confie nos propósitos Dele para sua vida. Em tudo dê graças a Deus, glorificando a Ele pela sua vida. Tenha bom ânimo!
Espere mais um pouco, a sua conquista se aproxima e chegará quando você menos esperar, então poderá dizer que valeu a pena permanecer fiel a Deus e esperar na sua vontade, porque ela é boa, perfeita e agradável.

Nenhum comentário: