segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sabotando o descanso

Nesta vida temos tantos problemas e muitas vezes nos envolvemos de tal forma que eles passam a interferir em nossa relação para com Deus e até mesmo entre as pessoas que nos cercam. Por que nos sentimos ansiosos? Por que sucumbimos aos tranquilizantes, pilulas para dormir, álcool, drogas, televisão ou qualquer outro artifício para enganar nossa mente? A Bíblia nos ensina que existem pelo menos três coisas que perturbam a nossa comunhão com Deus e impede descansarmos Nele: o pecado, rebelião e ansiedade.
1. Pecado - o pecado nos separa de tudo o que Deus quer para nós, inclusive o descanso que provém e está Nele. O profeta Isaías 57:21 diz que para "os ímpios não há paz", nós não somos ímpios, mas somos pecadores e ficamos preocupados, duvidamos, temos amarguras e falta perdão. Achamos que somos capazes de resolver tudo a nossa frente e esquecemos de lançar nossas preocupações no Senhor e nem sempre repousamos Nele. O pecado nos distancia de Deus e impede a nossa comunhão. É importante lembrar que não existe ninguém sem pecado, todos pecamos e carecemos do perdão de Deus, mas o pecado a que me refiro é a desobediência a Deus de forma consciente, ou seja, você sabe que é errado sua atitude, mas assim mesmo comete o erro.
2. Rebelião - consequência natural do pecado, a rebeldia se caracteriza em recusarmos a obedecer a Deus e fazer a nossa vontade, intristecendo o Espírito Santo de Deus. Por exemplo: Deus pede que jejuemos, nós rejeitamos; Deus nos diz para ofertar, nós recusamos; nos recusamos a fazer exercício, quando Deus nos fala para cuidarmos de nosso corpo. Na verdade, somos pessoas teimosa e rebeldes. É a natureza do pecado que está no DNA humano. Quando agimos dessa maneira, em rebeldia, sabendo que devemos fazer, de acordo com a vontade de Deus e não fazemos, perdemos nossa comunhão e nosso lugar de descanso.
3. Ansiedade - quantas vezes nos sentimos ansiosos? Disse Jesus: não estejais ansiosos por coisa alguma, mas nós ao sermos pressionados pela angústia, problemas, dores, aflições, preocupações, medo e horror, nos entregamos a esse sentimento e achamos que a única forma de encontrarmos um escape é fugir. Todavia, Deus, com seu grande amor com que nos ama, está a nos dizer "vinde a mim." Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós e terás descanso.
O que Deus quer de nós é que descansemos Nele, um descanso completo e não perderemos nada fazendo isso. Significa dar descanso à alma, tanto quanto ao corpo - esqueça por algum tempo os problemas, as preocupações, prazos de vencimentos, necessidades, obrigações e outras coisas que podem roubar o teu sossego. Remova qualquer coisa que impede o teu descanso que Deus te deu.

Nenhum comentário: