quarta-feira, 12 de maio de 2010

Um caminho mais excelente - ser enfermeiro!


1. Ainda que eu falasse a língua dos meus pacientes, se não tiver amor, serei como uma injeção que dói ou uma ferida aberta.
2. E ainda que eu tenha o dom de curar e conheça toda a ciência e ainda que tenha toda a fé, de maneira tal que realizasse milagres, e se não tiver amor, nada serei.
3. Ainda que eu planeje os cuidados de enfermagem e realize a visita domiciliar, se não tiver amor, nada disso me valerá.
4. O amor é paciente com o sofrimento do enfermo e gentil com aqueles que sofrem; o amor não tem inveja de outros profissionais, porque são mais valorizados; o amor não trata o paciente com leviandade, nem se ensoberbece.
5. Não se porta com indecência na frente do paciente e nem em qualquer lugar, não busca seus interesses, mas o coletivo, não se irrita com pacientes indisciplinados, não guarda ressentimentos.
6. Não se exalta com o tropeço profissional do colega, mas fica feliz quando eles agem corretamente.
7. Permanece no exercício da enfermagem, pois acredita que Deus opera através dele, tem confiança no seu potencial e na sua vocação para cuidar de pessoas. Tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8. Pode-se valer do amor em todo o tempo; mas tecnologias desaparecerão; as políticas públicas de saúde cessarão; os núcleos de pesquisa em saúde passarão.
9. Porque em parte conhecemos nossos pacientes e, em parte, cuidamos.
10. Mas, quando vier o que é Perfeito, então, esse cuidado também será aniquilado, porque não haverá mais dor, enfermidades e mortes.
11. Quando eu era enfermeiro inexperiente, reclamava constantemente do meu paciente, não levava a sério o processo de enfermagem, pensava que meus pacientes eram objetos; mas, logo que me tornei um enfermeiro mais experiente, deixei para trás a prática mecanicista.
12. Porque, eu enxergava meus pacientes à semelhança de um reflexo obscuro, como em espelho; mas, agora, os vejo como eles realmente são. Embora, os conheço em parte, todavia os conhecerei como também sou conhecido.
13. Assim, permanecem a fé de que Deus trabalha na vida dos meus pacientes, através da minha vida, a esperança de que Deus pode curá-los e o amor que devo ter por eles como cristão. No entanto, o maior destes é o AMOR.   

 1 Coríntios 13 - Adaptado em homenagem ao dia do enfermeiro

11 comentários:

Unknown disse...

Muito bonito professor!
Parabéns!

amanda disse...

Professor achei lindo...parabéns!!!

Kalline Morais disse...

Foi muito criativo da sua parte!
Ficou realmente lindo! Seria muito bom se os profissionais de enfermagem tivessem esse texto como um guia pra o cuidar humano!

Unknown disse...

Que texto!!! Realmente lindo e para nós uma grande satisfação, seria realmente interessante que todos os profissionais da enfermagem tivessem acesso a esse texto para que compreendam realmente o significado da enfermagem. bjos e parabéns a todos.

Carla disse...

seguindo esse exemplo com certeza seremos bem vistos com amor aos olhos de Deus. Homenagem muito boa. Parabéns!

Sasá (Isabel) disse...

Homenagem linda aos enfermeiros! Parabéns professor!

Unknown disse...

Parabéns pelo dia do enfermeiro e pelo belíssimo texto.

Unknown disse...

Professor que adaptação maravilhosa. O livro de Coríntios é repelto de mensagens lindas e essa escolhida é umas das mais lindas. Esse texto deveria ser os mandamentos do profissional de enfermagem e de qualquer área da saúde.

maria izabel disse...

ótima adaptação!conseguiu resumir o significado do cuidar, a importância dele ;todo enfermeiro deve ser acima de tudo humanizado, mesmo que não seja possível avaliar a dor do outro, temos sempre que dá o nosso melhor.Acredito que ninguém está na vida a passeio , todos temos uma missão e a do enfermeiro é cuidar!parabéns a todos os enfermeiros humanizados, e aos que estão por vim...rsrs!

Unknown disse...

Mensagem linda! Parabens!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.