quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A caminhada do professor

O Departamento de Enfermagem da UFPB está realizando concurso público para professores do quadro efetivo. Muitos candidatos concorrendo a poucas vagas.
A carreira do magistério superior é muito desejada, mas aqueles que sonham em exercê-la precisam de caminhar por uma longa jornada que requer esforço, perserverança e dedicação.
O caminho árduo começa com uma boa gradução, acompanhada de um currículo acadêmico no mínimo com uma monitoria ou bolsa de iniciação científica e alguns trabalhos apresentados em eventos científicos e publicações. Aliás, a publicação de trabalho científico deve ser contínua para pleitear e concorrer a um mestrado na área objeto de interesse. Após, dois ou três anos de estudos e uma dissertação aprovada, o candidato a carreira de professor tentará concorrer a um doutorado, porque está ficando cada vez mais difícil o acesso a universidade pública apenas com o mestrado. O doutorado é requisito principal. Com as titulações conquistadas acompanhada de um pouco de experiência profissional na área objeto do concurso, o candidato estará em condições de submeter-se ao concurso. Nesse momento, enfrentará uma forte concorrência e precisará fazer uma boa dissertação na prova escrita, ministrar uma aula convincente para uma banca examinadora de doutores e ser avaliado pela sua titulação e produção acadêmica.
Se depois de tudo isso, obtiver a aprovação estará realizando um sonho de ser professor universitário, só não estará realizando o sonho de ter um salário compatível com tantos anos de estudo e ralação, mas satisfará o ego interior, afinal conquistou-se o que se sonhou. Parabéns aos novos colegas professores.

Nenhum comentário: